Padre de SP deixa sacerdócio após engravidar mulher
A Diocese de Franca (SP) dispensou o padre Ferdinando Henrique Pavan Rubio das obrigações sacerdotais e do celibato, após ele informar que será pai. O pedido partiu do próprio religioso, que se envolveu com uma mulher e a engravidou.
“A causa foi o envolvimento com uma pessoa, que resultou numa gravidez. A Igreja orienta que o sacerdote assuma a sua obrigação de paternidade”, diz a Diocese, em nota publicado pelo g1.
A Igreja Católica orienta que os sacerdotes assuma a paternidade, por isso a Diocese acolheu o pedido de dispensa. No início de setembro, a Cúria Diocesana de Franca já havia comunicado a decisão do bispo Dom Paulo Roberto Beloto, mas não havia informado o motivo.
Com a dispensa, padre Ferdinando deixou todas as funções que exercia na Paróquia Santa Luzia, em Franca. Ele ainda deve recorrer ao Vaticano para validar a dispensa, já que o Direito Canônico proíbe padres de terem relacionamentos amorosos ou se casar.
Ferdinando é natural de São José da Bela Vista (SP) e foi ordenado padre há oito anos. Ele atuava na Paróquia Santa Luzia desde janeiro de 2023, mas já havia passado pelas paróquias São Pedro e Santa Gianna, em Franca. Também foi reitor do Seminário Propedêutico.
Informaçõess da Gazeta Brasil / Foto: Reprodução/Pastoral Vocacional de Franca
Ultimas notícias
‘Rival’ chinês de Elon Musk tem 36 satélites, Starlink tem 7 mil
22/11/2024 10:00“O mundo inteiro olha para o Brasil assustado”, diz Éden sobre indiciamento de Bolsonaro por golpe
22/11/2024 09:00Polícia investiga fraudes de R$ 40 milhões contra o Banco do Brasil
22/11/2024 08:00Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos