29 de Abril de 2024

Salvador e RMS já registram 39 chacinas em 2023, com 159 mortes

A capital baiana e sua região metropolitana já registraram 39 chacinas com 159 mortos em 2023, de acordo com dados do Instituto Fogo Cruzado até essa quarta-feira (4) . O Fogo Cruzado usa o mesmo critério adotado pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo que considera chacinas como eventos onde há 3 ou mais mortos civis em uma mesma situação — mesmo que o motivo dos disparos seja outro, como assaltos, ataques, operações, etc.

“Na etiologia das chacinas, inegavelmente, destacam-se as derivadas de atuações em facções criminosas e tráfico de drogas. Acertos de contas, queimas de arquivo, vinganças, retaliação por mortes de agentes do estado, feminicídios, extermínios por milicianos e conflitos agrários seguem entre as demais causas”, explica o coronel Antônio Jorge, especialista em segurança pública.

Ainda segundo dados do Fogo Cruzado, 126 pessoas foram baleadas em suas residências, sendo que 113 foram mortas e 13 ficaram feridas. Foi ressaltado pelo Instituto que este número inclui todas as situações, desde balas perdidas, chacinas e execuções.

“A maioria dos assassinatos ocorre em vias públicas ou no interior de veículos, mas ambientes residenciais constituem o segundo local mais frequente para os homicídios em série. Bares, casas noturnas, locais ermos, penitenciárias, lojas e hotéis também aparecem nessa lista”, relata o especialista.

Na manhã dessa quinta-feira (5), uma família de origem cigana foi morta em uma residência localizada no bairro Loteamento Amaralina, no município de Jequié - cidade mais violenta do país em 2022. Segundo a Polícia Civil, as mortes estão sendo investigadas por equipes da Delegacia Territorial (DT/Jequié) e da Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (9ª Coorpin). Conforme as informações da Polícia Civil, ainda não se sabe qual a motivação por trás do crime ou a sua autoria.

Os autores armados invadiram a casa e efetuaram disparos de arma de fogo, atingindo Natiele Andrade de Cabral, de 22 anos, e grávida de nove meses; Laiane Andrade Barreto, cinco anos; Elismar Cabral Barreto, 23; Sulivan Cabral Barreto, 35; Maiane Cabral Gomes, 45 e Lindinoval de Almeida Cabral, 66.

A reportagem não conseguiu contato de familiares ou amigos das vítimas. 

O Instituto Fogo Cruzado contabiliza os dados da cidade de Salvador e mais 12 cidades da Região Metropolitana de Salvador. Foi pedido ao Fórum Brasileiro de Segurança Pública, responsável pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública, o número atualizado de chacinas e de pessoas baleadas em suas residências em todo o estado em 2023, mas foi indicado por eles o uso dos dados do Fogo Cruzado.

 

Informações do Correio* / Foto: Arisson Marinho/ CORREIO

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos