25 de Novembro de 2024

Caminhada de mobilização sobre doação de órgãos acontece neste domingo (17)

“Quando eu crescer quero ser médica, mas para isso preciso fazer meu transplante logo  para voltar a estudar, pois com essa rotina que tenho de hemodiálise três vezes na semana durante quatro horas numa máquina, não estou conseguindo ir pra escola”. Esta é a realidade de Thauanne Santos Teixeira, 12 anos, que viu sua vida mudar totalmente quando descobriu, aos 7 anos, sua doença renal crônica.

É por conta de histórias como estas e pelos outros 2.979 baianos que hoje estão à espera de um órgão (rim, fígado) ou tecido (córnea) que será realizada, no próximo domingo (17), das 7h30 às 11 horas, uma caminhada na avenida Magalhães Neto para sensibilizar a população sobre a importância da doação de órgãos para permitir que essas pessoas continuem a viver.  “As ações de sensibilização têm que ser constantes, pois a negativa  familiar é superior a 60%”, ressalta Regina Vasconcelos, coordenadora da Central Estadual de Transplantes”. 


A caminhada, que faz parte das campanhas de mobilização do “Setembro Verde,  é organizada pela Central Estadual de Transplantes, Banco de Olhos da Bahia e Hospital Geral Roberto Santos (HGRS). O evento também contará com outras atividades de saúde: aferição de pressão, teste de glicemia, avaliação nutricional e orientação para uma vida saudável com uma equipe de nutricionistas, além de atividades físicas.
 
Setembro Verde:  A campanha “Setembro Verde” foi criada em 2014, instituída pela Lei 15.463, com vistas a conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos. O dia D da campanha é 27 de setembro - Dia Nacional da Doação de Órgãos, mas durante todo o mês são realizadas diversas ações nas unidades de saúde que são transplantadoras ou captadoras de órgãos.

Além disso, tem as atividades externas como a caminhada que ocorrerá no próximo domingo (17) e as ações de conscientização que serão levadas para o Salvador Shopping  nos dias 27, 28 e 29 através de uma parceria com o estabelecimento comercial “que abriu suas portas para que pudéssemos levar para as pessoas todo tipo de esclarecimento a respeito de doações”, pontuou a diretora geral do Hospital Roberto Santos, Lucrécia Savernini.

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos