25 de Novembro de 2024

Caso das Joias: PF intima Bolsonaro, Michelle, Wassef, Mauro Cid e outros para depoimentos simultâneos

A Polícia Federal (PF) intimou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e outras seis pessoas que estão sob investigação no caso das joias. Os depoimentos estão agendados para ocorrerem simultaneamente no próximo dia 31 de agosto, segundo informações do G1.

A decisão de ouvir todos os envolvidos ao mesmo tempo tem como objetivo evitar que possam coordenar versões alinhadas. Além de Bolsonaro e Michelle, também receberam intimações os seguintes indivíduos:

  • Mauro César Barbosa Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro;
  • Mauro César Lourena Cid, pai de Mauro Cid e general da reserva do Exército;
  • Fábio Wajngarten, advogado de Bolsonaro e ex-chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência;
  • Fraderick Wassef, advogado de Bolsonaro;
  • Marcelo Câmara, assessor especial do ex-presidente;
  • Osmar Crivellati, assessor de Bolsonaro.

Todos esses indivíduos estão mencionados no relatório parcial da investigação, que foi encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF) e utilizado para embasar as buscas realizadas na Operação Lucas 12:2.

Bolsonaro e a ex-primeira-dama Michelle tiveram seus sigilos fiscal e bancário quebrados durante a investigação. A PF busca esclarecer se existem transações suspeitas que possam relacionar o casal à venda ilegal de presentes diplomáticos.

Ainda hoje, o criminalista Daniel Bialski, que havia sido contratado para representar Michelle, retirou-se do caso, alegando que a defesa do casal ficará a cargo dos advogados de Bolsonaro.

Os depoimentos estão marcados para o mesmo dia em que o ex-presidente já é aguardado pela PF para prestar esclarecimentos acerca de conversas relacionadas a ações golpistas envolvendo empresários bolsonaristas. Diálogos recuperados pela Polícia Federal indicam que Joseph Nigri, fundador da Tecnisa, atribuiu a Bolsonaro uma ordem para disseminar notícias falsas.

Na mesma ocasião, Bolsonaro também deverá prestar depoimento sobre uma suposta troca de mensagens com empresários, na qual ele teria solicitado a disseminação de notícias falsas a respeito de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos