28 de Abril de 2024

Em 1ª decisão como ministro do STF, Cristiano Zanin livra de punição acusados de estelionato

Na terça-feira (08), o novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, assinou a sua 1ª decisão como ministro da Suprema Corte. O indicado de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) extinguiu a punição de um casal acusado de estelionato.

Zanin decidiu contra um recurso apresentado pelo Ministério Público do do Rio Grande do Norte (MPRN), que pedia a cassação de acórdão do TJ-RN determinando o fim do caso, e por consequência, também trancou a ação penal contra os acusados de estelionato.

Zanin concedeu um habeas corpus ao casal de ofício, ou seja, sem que fosse provocado.

O novo ministro do STF fundamentou a sua decisão alegando entendimento da Corte de que é necessária a representação da vítima (quando ela manifesta desejo de ver o autor do crime punido) para prosseguir com a ação penal por estelionato.

Zanin avaliou em sua decisão que a vítima havia feito uma renúncia expressa ao exercício da representação contra o casal.

“Posto isso, não conheço do recurso ordinário em habeas corpus, mas concedo a ordem, de ofício, para restabelecer o acórdão do TJRN que extinguiu a punibilidade”, disse o magistrado em sua decisão.

 

Informações da Gazeta Brasil / Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos