25 de Novembro de 2024

CPI do MST aprova convocação de Rui Costa

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) aprovou a convocação do ministro da Casa Civil, Rui Costa, por 14 votos a 10.

A convocação aprovada nesta terça-feira (1) obriga o comparecimento do ministro sob pena de crime de responsabilidade em caso de falta sem justificativa.

A convocação do ministro entrou na pauta da Comissão, a pedido do relator, deputado federal Ricardo Salles (PL-SP). O parlamentar afirmou que a mesma lógica se aplica ao ministro Rui Costa que desde a referida data em diante passa a ser o chefe da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

“[…] A CPI MST foi criada para investigar crimes praticados pelos movimentos sem terra e propor medidas para combatê-los. O atual governo é acusado de ser conivente com as invasões, associando-se a líderes dos movimentos e indicando gestores ligados a eles. O Presidente da República viajou à China acompanhado de João Pedro Stédile e nomeou pessoas ligadas às invasões para cargos no Incra, incluindo o Ministro Rui Costa, que foi criticado por não impedir invasões de terra quando era Governador da Bahia”, afirmou o relator na justificativa da convocação.

O deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil-SP) afirmou que a convocação “tem pertinência”, porque o MST teria usado de chantagem para nomear indicados no governo.

“É pela Casa Civil que todas as nomeações políticas passam e o que nós temos são indícios de crimes com invasores de terra invadindo a Embrapa, para negociar cargos no governo”, afirmou.

A base governista reagiu e atuou para tentar impedir a convocação. A deputada federal e presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) Gleisi Hoffmann (PR) chamou o requerimento de “absurdo”.

“Não tem lógica o ministro da Casa Civil vir falar nessa CPI, que nem tem objeto, para falar sobre nomeações do governo”, afirmou.

 

Informações do Diário do Poder / Foto: José Cruz/Agência Brasil

Whatsapp

Ultimas notícias

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos