25 de Novembro de 2024

Haddad: Governo enviará ao Congresso projeto para taxar fundos de super-ricos

Nesta quarta-feira (19), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou que o governo pretende encaminhar um projeto de lei para tributar os fundos exclusivos de investimento voltados à alta renda, conhecidos como “super-ricos”. Essa medida faz parte da segunda fase da reforma tributária, que tem como foco o imposto de renda (IR), mas o ministro ressaltou que nenhuma dessas propostas se refere à pessoa física.

“Tem um conjunto de medidas que vão junto com o Orçamento e que não passam pelo Imposto de Renda de Pessoa Física”, afirmou o ministro. 

“Acabei de vir da casa do presidente Lira para definir a pauta do segundo semestre. Temos um conjunto de medidas que vão com o Orçamento e que não passam pelo Imposto de Renda de Pessoa Física”, disse o ministro logo após o encontro.Nesta quarta-feira (19), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou que o governo pretende encaminhar um projeto de lei para tributar os fundos exclusivos de investimento voltados à alta renda, conhecidos como “super-ricos”. Essa medida faz parte da segunda fase da reforma tributária, que tem como foco o imposto de renda (IR), mas o ministro ressaltou que nenhuma dessas propostas se refere à pessoa física.

“Tem um conjunto de medidas que vão junto com o Orçamento e que não passam pelo Imposto de Renda de Pessoa Física”, afirmou o ministro. 

“Acabei de vir da casa do presidente Lira para definir a pauta do segundo semestre. Temos um conjunto de medidas que vão com o Orçamento e que não passam pelo Imposto de Renda de Pessoa Física”, disse o ministro logo após o encontro.

A proposta em análise pelo governo sugere que a cobrança de Imposto de Renda sobre esses fundos seja realizada de forma periódica, utilizando o mecanismo do come-cotas. A ideia é que essa tributação periódica seja aplicada especificamente aos fundos exclusivos de investimento destinados aos investidores de alta renda.

Haddad confirmou o envio dessa medida em uma rápida entrevista concedida a jornalistas após uma reunião com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para discutir a pauta do segundo semestre. O objetivo é incluir a proposta no pacote de reformas tributárias para enfrentar questões relacionadas à alta concentração de renda e promover uma maior justiça fiscal no país.

 

Informações da Gaeta Brasil / Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Whatsapp

Ultimas notícias

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos