25 de Novembro de 2024

Moro critica PGR por pedir lista de seguidores de Bolsonaro: “injustificável”

Nesta segunda-feira, o senador Sergio Moro (Podemos-PR) expressou críticas ao pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) de obter acesso à identificação dos seguidores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas redes sociais, considerando-o “injustificável”. O subprocurador-geral da República, Carlos Frederico Santos, solicitou que as plataformas digitais enviem um arquivo contendo a “lista completa com os nomes e dados de identificação dos seguidores do ex-presidente”.

“A diligência pretendida pelo subprocurador-geral, com a identificação completa de todos os milhões de seguidores de Jair Bolsonaro nas redes sociais, é injustificável, além de provavelmente impraticável. Representa uma violação da privacidade de milhões de brasileiros. O MP deveria reconsiderar o requerid”, escreveu Moro em rede social.

A PGR encaminhou esse pedido ao Supremo Tribunal Federal (STF), incluindo plataformas como Instagram, LinkedIn, TikTok, Facebook, Twitter e YouTube. Além da lista de seguidores, o órgão também requisitou que as empresas enviassem a “integralidade das postagens” de Bolsonaro relacionadas a temas como “eleições, urnas eletrônicas, Tribunal Superior Eleitoral, Supremo Tribunal Federal, Forças Armadas, fotos e/ou vídeos com essas temáticas”.

No que diz respeito às publicações, a PGR busca informações sobre a quantidade de visualizações, curtidas, compartilhamentos, comentários e “outras métricas mensuráveis” fornecidas pelas grandes empresas de tecnologia.

 

Informações da Gazzeta Brasil / Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Whatsapp

Ultimas notícias

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos