24 de Novembro de 2024

Projeto apoiado pela Sema recolhe mais de 36 toneladas de material recicláveis durante os festejos juninos na Bahia

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema), por meio do Projeto de Coleta Seletiva e Solidária, ajudou catadores e catadoras de materiais recicláveis de Salvador e outras quatro cidades baianas a recolherem cerca de 36,5 toneladas de resíduos sólidos durante os festejos juninos deste ano.

Além da capital baiana, a iniciativa coordenada pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), também recebeu o suporte do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), que atuaram durante os dias de 22 a 25 de junho nos municípios de Itabuna, Barreiras, Eunápolis e Porto Seguro.

No total, os mais de 670 catadores beneficiados pela parceria recolheram resíduos de alumínio, papel/papelão, pet/plástico e vidro. Em meio aos materiais coletados, foram mais de 16,7 toneladas de alumínio; 13,4 toneladas de plástico; 2,7 toneladas de papelão e quase 3,8 toneladas de vidro.

Somente em Salvador, mais de 14 toneladas de resíduos sólidos foram recolhidas durante os dias em que a ação foi realizada. No interior do estado, a cidade de Porto Seguro, localizada na região sul, registrou uma coleta de 6,5 toneladas.

Também no sul, as cidades de Itabuna e Eunápolis registraram coletas de 5,5 toneladas e 4,0 toneladas de materiais, respectivamente. Em Barreiras, na região oeste, a ação resultou no recolhimento de 6,3 toneladas.

Após o processo de coleta, todo o material será adquirido pelas Centrais de Apoio ao Catador, as quais geridas pelas Redes de Cooperativas de Catadores colaboram com o fortalecimento do trabalho dessa categoria de trabalhadores.

Em Salvador, a ação foi executada pela Cooperativa de Coleta Seletiva Cooperguay e mais 10 cooperativas do Fórum Lixo & Cidadania e, em Itabuna, a Associação de Agentes Ambientais e Catadores de Matérias Reutilizáveis e Recicláveis de Itabuna esteve à frete do processo. Já os municípios de Eunápolis e de Porto Seguro tiveram como executora a Associação Gota do Óleo, e em Barreiras a ação foi executada pela Associação de Catadores de Materiais Recicláveis do Município de Barreiras e Além do São Francisco – 100Agressão.

A ação de coleta em festas populares por catadores assistidos acontece desde o Carnaval de 2007, em uma parceria da Setre com a Sema e o Inema. No carnaval de 2023, os 1.840 catadores beneficiados coletaram mais de 143 toneladas de materiais recicláveis retirados dos circuitos carnavalescos.

Em 2022, a ação foi estendida para os festejos juninos realizados no Parque de Exposições, em Salvador, beneficiando 582 catadores, contando com o investimento de R$ 430 mil do Fundo de Promoção do Trabalho Decente (Funtrad).

Whatsapp

Ultimas notícias

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos