24 de Novembro de 2024

Adolfo Menezes celebra o bicentenário do 2 de Julho: "hoje é o verdadeiro dia da Independência do Brasil"

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, deputado Adolfo Menezes, disse que a data de hoje (2.07), 2 de Julho, é o verdadeiro dia da Independência do Brasil. "Como pode ser 7 de setembro de 1822, se os portugueses só capitularam e foram expulsos definitivamente do Brasil na madrugada de 2 de julho de 1823, na Bahia? É preciso que façamos uma revisão em todos os livros de história. Não se trata de disputar protagonismo, mas fazer justiça a quem realmente lutou para que o Brasil se tornasse livre do jugo português", defende o chefe do Legislativo estadual, que participou das cerimônias cívicas na Lapinha, ao lado fo governador Jerônimo Rodrigues e do prefeito de Salvador Bruno Reis. 

Adolfo também destacou a data como marco da resiliência do povo baiano contra todas as formas de tirania. "Nesse momento histórico, a ALBA está presente nas ruas da velha Salvador, junto com todos os baianos, refazendo parte do trajeto dos heróis que, há 200 anos, conduziram nossos pais à vitória contra aqueles que quiseram impor grilhões ao povo da Bahia, conquistando, com a bravura de um autêntico exército popular, composto por negros, índios e mulheres, a definitiva Independência do Brasil. Com tiranos não combinam brasileiros corações", exaltou Adolfo Menezes, citando trechos dos hinos ao Senhor do Bonfim e ao 2 de Julho —o Hino da Bahia.

O presidente Adolfo Menezes também acompanhou o cortejo até o Pelourinho, seguindo o cortejo liderado pelo presidente Lula, pelo governador Jerônimo Rodrigues, pelo ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, e pelos senadores Jaques Wagner e Otto Alencar, entre outros parlamentares estaduais e federais.

 

Foto:  Sandra Travassos / ALBA

Whatsapp

Ultimas notícias

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos