Asfaltamento da BR-030 em Maraú começa até agosto, informa DNIT em audiência pública convocada por Jorge Solla
Aguardada há pelo menos quatro décadas pela população dos municípios da região sul da Bahia, a obra de asfaltamento de 52 quilômetros (km) da BR-030, de Aurelino Leal a Maraú, está prevista para ser iniciada até o mês de agosto com prazo de conclusão em até dois anos.
As informações foram divulgadas nesta terça-feira (20) por representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), na audiência pública convocada pelo deputado federal Jorge Solla (PT-BA) para debater a pavimentação da rodovia.
“Esta pavimentação é uma demanda muito antiga da região, não só pelo aspecto econômico mas pela qualidade de vida das pessoas. O país estava parado, agora, temos que aproveitar a retomada do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no governo Lula”, disse Solla.
Com investimento já empenhado da ordem de R$ 75 milhões, a intervenção teve a ordem de serviço assinada em 2 de maio passado e a empresa contratada para o serviço já está em fase de implantação do canteiro de obras próximo ao entroncamento da BA-001 com a BR-030.
Dos 52 km de asfaltamento do trecho, 14 km contemplam o trajeto até a sede do município de Maraú, com acesso a partir da BA-001, informou o superintendente regional do DNIT na Bahia, Amauri Lima, que participou da audiência por videoconferência.
De acordo com o superintendente, a pista terá 7,20 metros de largura com espaço para 2,5 metros de acostamento. Lima informou, ainda, que a rodovia terá uma base de brita graduada abaixo do asfalto para suportar a precipitação frequente que ocorre na região.
Lima antecipou que, no trecho Aurelino Leal-Maraú, está prevista a implantação de cinco pontes, a maior delas com um vão de 280 metros por 15 metros de largura sobre o Rio de Contas, além de uma sobre o rio Estuário de Maraú, com vão de 21 metros.
“Trata-se de uma intervenção de primeira qualidade na infraestrutura local. O contrato prevê o asfaltamento de três trechos da BR-030, mas estamos dando prioridade a Maraú porque é um trecho que apresenta muitos problemas, quando chove”, afirmou o superintendente.
Além do superintendente, estiveram na audiência o coordenador-geral de Construção Rodoviária do DNIT, Thiago Pitombeira, e o representante da Câmara Municipal de Itacaré, Ricardo Lins, vereador pelo Partido dos Trabalhadores.
Por videoconferência, ainda participaram da audiência os prefeitos de Maraú, Manassés Souza; de Itacaré, Antônio de Anízio; e de Amargosa, Júlio Pinheiro, também vice-presidente da União dos Municípios da Bahia.
O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, prevê que o empreendimento entregará melhoria na qualidade de vida das populações dos municípios beneficiados com a obra. “Sobretudo para as pessoas que vivem nas zonas rurais, que mais anseiam por essa obra”, afirma.
Para o vereador Ricardo Lins, a obra proporcionará não apenas o desenvolvimento da região, mas geração de emprego e renda. “Mas, mais do que isso, é uma questão de levar dignidade às comunidades, com melhoria de acesso a serviços de saúde e educação”, avalia.
Foto: Pablo Valadares / Câmara dos Deputados
Ultimas notícias
MP denuncia presidente do Republicanos de Itamaraju por porte ilegal de arma de fogo e resistência à prisão
24/11/2024 10:44Vitória leva gol no fim do jogo e empata com o Botafogo fora de casa
24/11/2024 10:00Codesal registra nove ocorrências após chuvas em Salvador
24/11/2024 09:00Codesal registra nove ocorrências após chuvas em Salvador
24/11/2024 09:00Uruguai vai às urnas para escolher próximo presidente
24/11/2024 08:00Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos