25 de Novembro de 2024

“Magia de Lula acabou” após polêmicas com Zelensky e Maduro, diz revista francesa

Na edição desta semana, a revista francesa L’Express apresenta uma análise crítica da diplomacia brasileira no início do terceiro mandato de Lula. A publicação afirma que a “magia Lula” perdeu força após o presidente brasileiro ter “desprestigiado” o líder ucraniano, Volodymyr Zelensky, e ao mesmo tempo exaltado o presidente venezuelano, Nicolás Maduro.

Segundo a publicação, a “magia Lula” chegou ao fim depois que o presidente brasileiro “desmereceu” o líder ucraniano Volodymyr Zelensky e, ao mesmo tempo, elogiou o ditador venezuelano Nicolás Maduro.

De acordo com o jornal francês, Lula teve um comportamento inadequado durante a cúpula do G7 em Hiroshima, Japão, realizada entre os dias 20 e 21 de maio, com relação ao presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, que foi um convidado surpresa.

A revista questiona a atitude do presidente brasileiro, o qual “era admirado por muitos”, ao ressaltar que desde a campanha eleitoral Lula qualificava Zelensky como uma pessoa que buscava aparecer, enquanto a cidade ucraniana de Mariupol sofria com o impacto das bombas russas.

“Durante a recente [cúpula] do G7 no Japão, na qual o presidente ucraniano foi o convidado surpresa, Lula voltou a se destacar: foi o único chefe de Estado que não se levantou para cumprimentar seu homólogo. Pouco antes, em abril, ele havia declarado na China que os Estados Unidos deveriam ‘parar de encorajar a guerra’ ao entregar armas a Kiev”, disse o veículo.

Recentemente, Lula havia feito comentários polêmicos sobre a guerra na Ucrânia e recebeu em Brasília o chanceler russo Sergei Lavrov. Segundo a revista francesa L’Express, tal atitude do ex-presidente brasileiro minou as ambições do Brasil como mediador na resolução do conflito iniciado por Vladimir Putin.

De forma irônica, a revista satiriza: “Mais uma vez na semana retrasada!”. “O brasileiro reabilitou o presidente venezuelano, cuja única diferença com um ditador de direita é que ele é de esquerda”, avalia a revista.

 

Informações da Gazeta Brasil / Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Whatsapp

Ultimas notícias

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos