28 de Abril de 2024

Médico atualiza estado de saúde do Papa Francisco pós-cirurgia

Após a cirurgia de hérnia intestinal à qual o Papa Francisco foi submetido nesta quarta-feira (7), os médicos do Hospital Gemelli, em Roma, apresentaram o primeiro relatório médico em uma coletiva de imprensa. Segundo o relatório, o Santo Padre “está bem, acordado e conversando com seus colegas de trabalho”.

“A primeira coisa é que o Papa está bem, acho que esta é a notícia que todos esperávamos. Ele está bem, acordado, consciente e já fez uma piada há dez minutos”, disse  médico Sergio Alfieri, responsável pela cirurgia.

O médico também comentou que o Papa “já tinha essa hérnia que lhe causava síndromes dolorosas, cada vez mais recorrentes que estavam piorando”. Por isso, “junto com ele tomamos a decisão de realizar uma intervenção cirúrgica”.

Alfieri também comentou que o Papa “já tinha essa hérnia que lhe causava síndromes dolorosas, cada vez mais recorrentes que estavam piorando”. Por isso, “junto com ele tomamos a decisão de realizar uma intervenção cirúrgica”.

Sobre o procedimento cirúrgico , ele explicou: “Foram várias aderências como cicatrizes no meio do intestino que causaram esses sintomas. Essas aderências foram removidas e toda aquela parte do intestino que causava essas dores foi liberada. Ele foi submetido a cirurgia plástica do aparelho abdominal.

O médico explicou que a cirurgia foi realizada sob anestesia geral: “O Santo Padre reagiu bem tanto à intervenção quanto à anestesia”.

Foi confirmado que o procedimento cirúrgico para remover uma laparocele incisional (hérnia), causada por cicatrizes provenientes de cirurgias anteriores, não se tratava de uma operação de emergência.

O médico afirmou: “Caso fosse uma urgência, teríamos realizado a intervenção ontem, quando o Papa Francisco compareceu ao hospital para realizar uma tomografia computadorizada marcada”.

Sem complicações

“A cirurgia e a anestesia geral transcorreram sem complicações”, disse o Dr. Alfieri, reiterando que o Santo Padre reagiu bem.

Respondendo a perguntas feitas a ele pelos repórteres presentes na coletiva, o Dr. Alfieri disse que a operação geralmente requer cerca de sete dias no hospital para recuperação.

Ele observou que, devido à idade do Papa Francisco, “tomaremos todas as precauções” e decidiremos nos próximos dias como administrar sua recuperação pós-cirúrgica.

O Dr. Alfieri reiterou que tanto durante este procedimento quanto no último, em 2021, nada de maligno foi encontrado, nem outras patologias ou doenças foram reveladas.

 

Informações da Gazzeta Brasil / Foto: Vaticannew

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos