24 de Novembro de 2024

Zanin vai ser sabatinado por Moro e Flávio Bolsonaro no Senado

Os senadores Sergio Moro (União Brasil-PR) e Flávio Bolsonaro (PL-RJ) vão sabatinar o advogado Cristiano Zanin, indicado pelo presidente Lula para assumir uma vaga no STF.

Moro e Flávio são membros da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), que sabatina todos os nomes indicados ao Supremo. A data da discussão, contudo, ainda não foi divulgada, mas deve acontecer depois do feriado de Corpus Christi. Para Zanin ser aprovado, serão necessários 41 votos no Senado.

O advogado defendeu Lula na Operação Lava Jato, e eles se aproximaram ainda mais na época da prisão do petista. Os dois mantinham uma relação familiar, visto que Zanin é casado com Valeska Zanin, afilhada do presidente.

Moro, que é ex-juiz da Lava Jato, é um dos principais nomes da operação. Em 2017, ele condenou Lula a nove anos e seis meses de prisão. Nas redes sociais, Moro disse que a indicação de Zanin “não favorece a independência da instituição e fere o espírito republicano”.

Já Flávio é filho do ex-presidente Jair Bolsonaro — maior rival político do petista. Os senadores, no entanto, não estarão sozinhos na sabatina. Aliados do ex-presidente, como Magno Malta (PL-ES), Marcos do Val (Podemos-ES), Ciro Nogueira (PP-PI), Carlos Portinho (PL-RJ), entre outros marcarão presença no colegiado.

Contudo, o presidente da CCJ, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), é aliado de Lula.

 

Informações da Revista Oeste / Foto: Agência Brasil/ Montagem Revista Oeste 

Whatsapp

Ultimas notícias

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos