28 de Abril de 2024

Impasse nos EUA puxa dólar e bolsa para baixo

No Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira (B3), as instabilidades vindas do mercado exterior puxaram o desempenho para baixo nesta segunda-feira, 22. O indicador terminou a primeira sessão da semana em queda de 0,48%, aos 110 mil pontos.

Investidores monitoram atentos os desdobramentos do teto da dívida dos Estados Unidos, que segue em negociação. O mercado também aguarda a votação do novo arcabouço fiscal, prevista para acontecer ainda nesta semana.

A semana tende a ser decisiva nas negociações que envolvem o governo norte-americano, pois dentro de dez dias o Tesouro Nacional dos EUA deve começar a ficar sem dinheiro para dar continuidade ao funcionamento da máquina pública. Entre os agentes do mercado, este é um dos piores cenários possíveis, já que um calote com esse teria capacidade de afetar toda a economia global.

No olhar doméstico, o Boletim Focus mostrou que os economistas cortaram as projeções de inflação em 2023 e elevaram as estimativas do crescimento da economia brasileira. Os números do Produto Interno Bruto, que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, passaram de um crescimento de 1,02% para 1,20% desde o último levantamento. Mesmo assim, de acordo com o Focus, as projeções para a taxa Selic se mantiveram estáveis em 12,5% para 2023.

A moeda norte-americana se manteve em baixa diante do real durante praticamente toda a sessão desta segunda-feira e terminou o pregão em desvalorização de 0,5%, cotada a R$ 4,97.

Com esse resultado, o dólar se manteve mais um dia abaixo dos R$ 5, como vinha acontecendo desde a semana passada.

 

Informações da Revista Oesste / Foto: Freepik

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos