24 de Novembro de 2024

Campos Neto: ‘Queda da inflação é mais lenta do que esperávamos’

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, afirmou nesta quarta-feira, 19, que, de acordo com sua avaliação,  a inflação no Brasil tem caído de maneira mais devagar do que o esperado, apesar da taxa básica de juros estar em patamar elevado — atualmente em 13,75%, com acumulado de 4,65% nos últimos 12 meses.

Já o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que fechou março em alta de 0,71%, registra  4,65% nos últimos 12 meses.

“Olhamos muitas coisas e cruzamos muitos dados. Mas a realidade é que a queda da inflação é mais lenta do que esperávamos, considerando o patamar da taxa real de juros no Brasil”, afirmou em sua análise o presidente do BC. “O que nos diz que a batalha não foi vencida e temos que persistir”, declarou Campos Neto em conferência com investidores internacionais.

Desde agosto de 2022, a Selic, que é a taxa básica de juros, está em 13,75%, maior patamar desde 2016. Dessa forma, desde o início do governo Lula há a espera de sinalizações por parte do BC para que o índice caia.

De acordo com Campos Neto, o Banco Central avalia que a inflação acumulada em nível mais baixo, registrado atualmente, ainda está “contaminada” pelas medidas adotadas pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro em 2022, que trabalhou para de controlar a inflação.

“O índice bruto de inflação está ‘poluído’ pelas mudanças na tributação de gasolina, energia e gás. Quando olhamos para o cerne da inflação, está levemente abaixo dos 8%, o que é muito alto”, concluiu.

Campos Neto também falou de maneira breve sobre o envio da proposta, na terça-feira 18, do arcabouço fiscal que, caso seja aprovado, vai substituir o atual teto de gastos, criado durante o último governo.

O projeto, que ainda será votado, estabelece metas para o gasto público e para o superávit primário. “Acho que é uma boa indicação de que estamos avançando na direção correta. Remove o risco que vi em algumas projeções por aí, de que a dívida fosse para 100% [do PIB] muito rápido”, afirmou Campos Neto.


Informações da Revissta Oeste / Foto: Billy Boss/Câmara dos Deputados 

Whatsapp

Ultimas notícias

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos