EUA prendem jovem de 21 anos por vazamento de dados sigilosos do Pentágono
Jack Teixeira, um aviador da Guarda Aérea Nacional de Massachusetts, foi preso nesta quinta-feira (13) em Massachusetts, nos Estados Unidos. Ele é suspeito de vazar documentos confidenciais compartilhados em um grupo que ele administrava em um site popular entre os jogadores. É a maior violação de segurança nacional em pelo menos 10 anos.
Teixeira supervisionou o Thug Shaker Central, um grupo no Discord onde apareceram pela primeira vez mais de 100 documentos sigilosos sobre tópicos que vão desde a Ucrânia até a inteligência obtida da espionagem de aliados.
Policiais invadiram a casa do jovem de 21 anos em North Dighton, Massachusetts, horas depois que o New York Times informou que os investigadores queriam falar com Teixeira, que supostamente estava estacionado em Fort Bragg em Carolina do Norte.
Imagens de helicóptero mostraram Teixeira, vestido com shorts de basquete vermelho e uma camiseta cinza, rendendo-se ao que pareciam ser agentes do FBI camuflados.
“O FBI fez uma prisão e continua conduzindo atividades autorizadas de aplicação da lei em uma residência em North Dighton, Massachusetts. Como este é um assunto em andamento, não podemos fornecer mais comentários neste momento”, disse o FBI em um comunicado.
O procurador-geral Merrick Garland, em um breve comunicado após a apreensão de Teixeira, confirmou que ele foi preso “sem incidentes” sob acusações relacionadas a “suposta remoção, retenção e transmissão não autorizadas de informações classificadas de defesa nacional”.
A Guarda Nacional emitiu um comunicado dizendo: “Estamos cientes da investigação sobre o suposto papel que um Guarda Nacional Aéreo de Massachusetts pode ter desempenhado no recente vazamento de documentos altamente confidenciais”.
A prisão de Teixeira ocorre depois que o The New York Times informou na semana passada que documentos que tratam da inteligência sobre a batalha da Ucrânia contra a Rússia desde fevereiro estavam infiltrados no site antes de se espalharem para outras plataformas de mídia social.
Teixeira, 21, alistou-se na 102ª Divisão de Inteligência da Guarda Aérea Nacional de Massachusetts e em julho foi promovido a aviador de primeira classe.
O procurador-geral Merrick Garland confirmou a prisão em uma breve declaração pública, indicando que Teixeira pode enfrentar acusações sob a Lei de Espionagem.
“Hoje o Departamento de Justiça prendeu Jack Douglas Teixeira em conexão com uma investigação sobre suposta remoção, retenção e transmissão não autorizada de informações classificadas de defesa nacional”, disse Garland.
“Os agentes do FBI levaram Teixeira sob custódia no início desta tarde sem incidentes. Ele terá uma audiência inicial no Tribunal Distrital dos EUA para o Distrito de Massachusetts”.
A Lei de Espionagem não proíbe especificamente o compartilhamento de informações classificadas, mas sim qualquer informação relacionada à defesa nacional.
A prisão ocorre depois que vários veículos conversaram com membros do grupo online liderado por Teixeira, que supostamente incluía cerca de 20 a 30 membros, incluindo ucranianos e estrangeiros. Parte do conteúdo compartilhado no grupo foi rotulado como “NOFORN”, indicando que não deve ser compartilhado com estrangeiros.
Informações da Gazeta Brasil / Foto: Reprodução
Ultimas notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos