Semana Santa: Codecon fiscaliza preço e qualidade de produtos
A Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), ligada à Secretaria Municipal de Ordem Pública, iniciou, nesta quinta-feira (30), a Operação Semana Santa. A ação tem dois objetivos: uma pesquisa de preços dos produtos típicos do período da Páscoa, com divulgação de comparativos para o consumidor, e outro de fiscalização de grandes feiras livres, mercados e supermercados da cidade quanto ao cumprimento das normas do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e leis correlatas.
Segundo o diretor-geral da Codecon, Zilton Krüger Netto, a atividade é mais um trabalho do órgão visando proteger o cidadão. “Nossa equipe está empenhada em combater práticas abusivas e em fornecer informações precisas e úteis aos consumidores, para que possam fazer suas escolhas de forma consciente e segura”, pontuou.
A pesquisa de preços acontece de 30 de março a 5 de abril, quando fiscais farão levantamento dos produtos consumidos na Semana Santa e vistorias baseadas nas normas de defesa do consumidor, tais como, prazo de validade e acondicionamento dos produtos, informações de validade, higiene do local e obrigatoriedade de um exemplar do Código de Proteção e Defesa do Consumidor no estabelecimento. O órgão irá divulgar ao consumidor um comparativo com os preços a partir de 4 de abril.
Serviço:
Para denunciar possíveis irregularidades, os canais oficiais são:
Aplicativo Codecon Mobile, Aplicativo Fala Salvador, site (www.codecon.salvador.ba.gov.br), portal do Fala Salvador (falasalvador.ba.gov.br) ou através da Central de Atendimento Disque Salvador - 156. O consumidor também pode reclamar ou denunciar presencialmente na Central Municipal de Atendimento ao Consumidor, que funciona de segunda a sexta-feira em dias úteis, das 8h às 17h, na Rua Chile, nº 3, Centro.
Para mais orientações, o cidadão pode ligar para o número: (71) 3202-6270 ou acessar as redes sociais do órgão.
Ultimas notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos