TCU manda Bolsonaro devolver 3º kit de joias sauditas
O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, determinou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) devolva um terceiro kit de joias que ele recebeu da Arábia Saudita.
O acervo é avaliado em R$ 500 mil e foi revelado pelo jornal O Estadão. O kit de Bolsonaro é composto por relógio, caneta e anel cravejados de diamantes.
No despacho, o ministro afirma que o TCU já mandou Bolsonaro devolver “os itens em seu poder, caracterizados como bens públicos de elevado valor, recebidos como presentes na visita da comitiva presidencial à Arábia Saudita”.
De acordo com Nardes, a decisão anterior do TCU englobaria também esse terceiro kit de joias.
O acervo deverá ser entregue à mesma agência da Caixa, em Brasília, que recebeu as joias sauditas anteriores.
“Cabe alerta deste Tribunal ao ex-presidente Jair Messias Bolsonaro que, caso existam outros presentes recebidos do governo da Arábia Saudita, estes deverão ser restituídos imediatamente, sob pena de sanção em face do descumprimento de decisão desta Corte”, disse o magistrado na decisão.
O terceiro kit foi recebido por Bolsonaro pessoalmente durante viagem oficial a Doha, no Qatar, e em Riad, na Arábia Saudita, em 2019.
Informações da Gazeta Brasil / Foto: Reprodução
Ultimas notícias
‘Se os baianos querem viver num estado mais seguro, precisa trocar Jerônimo’, diz ACM Neto
04/04/2025 12:11Tribunal concede prisão domiciliar a Roberto Jefferson, mas ex-deputado permanece na cadeia
04/04/2025 10:00Presidentes das Assembleias da Bahia e de Goiás destacam fortalecimento dos parlamentos em visita à ALBA
04/04/2025 09:30Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos