24 de Novembro de 2024

CCZ promove mutirões contra o mosquito Aedes Aegypti no Imbuí e Boca do Rio

A Secretaria Municipal da Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), promove nesta terça-feira (28), e na quinta (30), mutirões de combate ao Aedes aegytpti, no Imbuí e na Boca do Rio, respectivamente. Os mutirões realizados em parceria com a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (LIMPURB), mobilizam dezenas de agentes de combate às endemias, que seguem colocando em prática uma série de medidas de prevenção e combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikugunya.

O mutirão no Imbuí será iniciado na rua da Bandoleira (bate facho), a partir das 09hs. E seguirá na quinta-feira (30), também às 9h, na rua Manoel Ribeiro (alto do sossego), na Boca do Rio. De acordo com Isolina Miguez, coordenadora do CCZ, o órgão está intensificando as ações de visitas domiciliares e estimulando a realização de mutirões de limpeza, para remoção de criadouros visando a redução dos índices de infestação do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, promovendo uma série de ações como esses mutirões, além das visitas diárias dos agentes de endemias em todos os distritos sanitários de Salvador.

"São mutirões para realização de inspeção e tratamento com uso de larvicida, orientando a população sobre o descarte de depósitos existentes no intradomicílio, tendo como parceiros o apoio da equipe da LIMPURB, com suporte humano, de máquinas e veículos para a realização desta atividade em conjunto com o CCZ", explica.

Conforme Andréa Salvador, diretora de Vigilância à Saúde da SMS, os mutirões são ações preventivas importantes de combate ao Aedes, mas "toda a população precisa evitar o armazenamento inadequado de água e aproveitar a visita dos agentes e reproduzir o que eles realizam, por isso, nas visitas domiciliares o CCZ além de realizar a inspeção, promove ações educativas e caso haja foco em criadouros que não possa ser eliminado aplicar o larvicida. Nas localidades onde foram registradas pessoas com dengue, zika ou chikungunya os agentes realizam também o bloqueio espacial com aplicação de inseticida", salienta.

Ela destaca, ainda, que além de ações a exemplo dos mutirões, "o CCZ promove um trabalho de conscientização contínua junto à população, com a utilização de materiais educativos, rodas de conversas e escuta sensível, para orientar a população sobre os riscos à saúde devido a presença do mosquito e a forma de eliminá-los. É sempre importante ressaltar o papel fundamental que cada um tem para manter suas casas e comunidades livres de focos do Aedes, com medidas simples que devem fazer parte da rotina de cuidado com suas residências", elenca.

Whatsapp

Ultimas notícias

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos