CCZ promove mutirões contra o mosquito Aedes Aegypti no Imbuí e Boca do Rio
A Secretaria Municipal da Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), promove nesta terça-feira (28), e na quinta (30), mutirões de combate ao Aedes aegytpti, no Imbuí e na Boca do Rio, respectivamente. Os mutirões realizados em parceria com a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (LIMPURB), mobilizam dezenas de agentes de combate às endemias, que seguem colocando em prática uma série de medidas de prevenção e combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikugunya.
O mutirão no Imbuí será iniciado na rua da Bandoleira (bate facho), a partir das 09hs. E seguirá na quinta-feira (30), também às 9h, na rua Manoel Ribeiro (alto do sossego), na Boca do Rio. De acordo com Isolina Miguez, coordenadora do CCZ, o órgão está intensificando as ações de visitas domiciliares e estimulando a realização de mutirões de limpeza, para remoção de criadouros visando a redução dos índices de infestação do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, promovendo uma série de ações como esses mutirões, além das visitas diárias dos agentes de endemias em todos os distritos sanitários de Salvador.
"São mutirões para realização de inspeção e tratamento com uso de larvicida, orientando a população sobre o descarte de depósitos existentes no intradomicílio, tendo como parceiros o apoio da equipe da LIMPURB, com suporte humano, de máquinas e veículos para a realização desta atividade em conjunto com o CCZ", explica.
Conforme Andréa Salvador, diretora de Vigilância à Saúde da SMS, os mutirões são ações preventivas importantes de combate ao Aedes, mas "toda a população precisa evitar o armazenamento inadequado de água e aproveitar a visita dos agentes e reproduzir o que eles realizam, por isso, nas visitas domiciliares o CCZ além de realizar a inspeção, promove ações educativas e caso haja foco em criadouros que não possa ser eliminado aplicar o larvicida. Nas localidades onde foram registradas pessoas com dengue, zika ou chikungunya os agentes realizam também o bloqueio espacial com aplicação de inseticida", salienta.
Ela destaca, ainda, que além de ações a exemplo dos mutirões, "o CCZ promove um trabalho de conscientização contínua junto à população, com a utilização de materiais educativos, rodas de conversas e escuta sensível, para orientar a população sobre os riscos à saúde devido a presença do mosquito e a forma de eliminá-los. É sempre importante ressaltar o papel fundamental que cada um tem para manter suas casas e comunidades livres de focos do Aedes, com medidas simples que devem fazer parte da rotina de cuidado com suas residências", elenca.
Ultimas notícias
Vitória leva gol no fim do jogo e empata com o Botafogo fora de casa
24/11/2024 10:00Codesal registra nove ocorrências após chuvas em Salvador
24/11/2024 09:00Codesal registra nove ocorrências após chuvas em Salvador
24/11/2024 09:00Uruguai vai às urnas para escolher próximo presidente
24/11/2024 08:00Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos