CPMI do 8 de janeiro ganha o apoio de mais um senador
A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro ganhou o apoio de mais um senador: Rodrigo Cunha (União Brasil-AL). A informação foi confirmada pelo autor do requerimento, o deputado federal André Fernandes (PL-CE), nesta sexta-feira, 17. Agora o pedido possui a adesão de 193 deputados e de 37 senadores.
Conforme noticiou Oeste, até o momento, sete deputados retiraram suas assinaturas da CPMI, sendo eles: Josimar Maranhãozinho (PL-MA), Detinha (PL-MA), Max Lemos (Pros-RJ), Junior Lourenço (PL-MA), Célio Silveira (MDB-GO), Chiquinho Brazão (UNIÃO-RJ) e José Nelto (PP/GO).
A proposta continua aguardando a leitura oficial por parte do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Para ler o requerimento da comissão, Pacheco precisa convocar uma sessão do Congresso Nacional.
De acordo com Fernandes, a CPMI será lida na primeira sessão conjunta, ainda sem data definida. Enquanto o senador mineiro não instala a comissão, o governo do presidente Lula tenta minar a CPMI — por exemplo, represando a liberação de emendas parlamentares.
Na quarta-feira 15, o deputado acionou a Procuradoria-Geral da República com uma notícia-crime contra o presidente Lula e o ministro Alexandre Padilha, das Relações Institucionais.
O parlamentar alegou que os motivos da ação são os possíveis crimes de responsabilidade e de atos de improbidade administrativa cometidos por Lula e seu ministro, ao tentarem “comprar deputados para retirar suas assinaturas no requerimento da CPMI”.
O objetivo da comissão é apurar os responsáveis pelos atos de vandalismo registrados nas sedes dos Três Poderes. A CPMI quer investigar se houve leniência do governo com quem destruiu prédios públicos.
Informações da Revista Oeste / Foto: Senado
Ultimas notícias
MP denuncia presidente do Republicanos de Itamaraju por porte ilegal de arma de fogo e resistência à prisão
24/11/2024 10:44Vitória leva gol no fim do jogo e empata com o Botafogo fora de casa
24/11/2024 10:00Codesal registra nove ocorrências após chuvas em Salvador
24/11/2024 09:00Codesal registra nove ocorrências após chuvas em Salvador
24/11/2024 09:00Uruguai vai às urnas para escolher próximo presidente
24/11/2024 08:00Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos