"Comissão de Meio Ambiente vai apurar a legalidade", diz Leandro de Jesus sobre instalação de empreendimento na Ilha de Boipeba
Presidente da Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), o deputado estadual Leandro de Jesus (PL) afirmou que está apurando todas as informações sobre a instalação de um megaempreendimento na Ilha de Boipeba, no município de Cairu, e que estará na localidade nos próximos dias para ouvir a comunidade local.
O empreendimento "Ponta dos Castelhanos", que seria instalado em uma área de proteção ambiental, que compreende áreas de mata atlântica, manguezais e restingas, tem sido alvo de protestos. De acordo com o parlamentar, a Assembleia Legislativa terá papel fundamental para a fiscalização e adiantou que a Comissão irá oficiar todos os órgãos responsáveis por questões ambientais, como a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), para a análise das licenças.
"Estamos em contato com moradores locais que afirmam que o empreendimento trará danos irreversíveis à Ilha. Não podemos permitir que isto aconteça. É preciso critério e legalidade para qualquer situação. A Comissão, bem como a Assembleia, estará atenta e cobrará do Governo do Estado posicionamento firme sobre esta situação. Nos próximos dias estaremos em Boipeba para conferir de perto", disse Leandro, que afirmou que tem recebido denúncias sobre o forte impacto que a obra pode gerar na região.
A empresa Mangaba Cultivo de Coco é responsável pelo projeto imobiliário que conta com 69 lotes, 25 casas assistidas, 2 pousadas de 25 quartos, aeroporto, além de uma grande estrutura náutica e um campo de golfe.
Audiência Pública - Durante a reunião da Comissão, que aconteceu na manhã desta quarta-feira (15), o colegiado aprovou a realização de uma audiência pública para tratar sobre tema, bem como para colher informações dos órgãos competentes sobre a licença ambiental e os impactos ao meio ambiente que o empreendimento podem causar na região. A mesma está marcada para acontecer no dia 5 de abril, às 11h, horário regimental das reuniões da comissão.
Ultimas notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos