Prefeitura e organização internacional se juntam para enfrentamento à violência contra a mulher no Carnaval
Por meio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), a Prefeitura de Salvador lançou nesta quinta-feira (16) a campanha de enfrentamento à violência contra a mulher no Carnaval. Articulada pelo Escritório de Cooperação Internacional (ECI), vinculado à vice-prefeitura, a ação foi desenvolvida junto com a Organização Internacional para as Migrações (OIM).
Além de sensibilizar e conscientizar os foliões, a campanha tem o objetivo de alertar sobre os tipos de violência existentes e como as vítimas podem buscar apoio e fazer denúncias. Em casos de violência contra mulheres, sejam elas brasileiras, imigrantes ou turistas, podem ser acionadas a Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur), através do número de telefone (71) 3116 6817, ou a central de atendimento à mulher em situação de violência, discando 180.
“A campanha fortalece ações afirmativas em defesa dos direitos das mulheres da nossa cidade. Turismo sexual é crime e as nossas mulheres precisam saber onde e com quem buscar ajuda. E ter o apoio da OIM nesse momento foi fundamental”, disse a secretária Fernanda Lordelo, da SPMJ.
A participação da OIM é feita no marco do projeto Oportunidades, que visa apoiar a integração econômica de migrantes vulneráveis de países vizinhos ao Brasil, e é implementado com o financiamento da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID).
“É uma ação para conscientizar a população de Salvador sobre a importância do tema e a gente encontrar maneiras de mitigar a violência contra as mulheres, sejam elas brasileiras, migrantes ou turistas, como a própria campanha diz. A gente fica muito contente de poder estar junto com a prefeitura de Salvador em um dos maiores eventos do mundo”, afirmou Eugênio Guimarães Filho, coordenador de projetos da OIM.
O lançamento da campanha aconteceu no Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), localizado na Rua Prof. Sabino Silva, no bairro de Ondina.
Foto: Divulgação / SPMJ
Ultimas notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos