27 de Abril de 2024

STF decide que pessoas inadimplentes poderão ser barradas em concursos públicos, ter CNH suspensa e até perder o passaporte

Em decisão tomada no dia 9 de fevereiro, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram, por 10 votos a 1, que é constitucional a Justiça determinar a apreensão da CNH e do passaporte de endividados inadimplentes.

O plenário do Supremo analisou uma ação do PT que contestava esse tipo de medida coercitiva contra endividados.

Outras punições que o STF entendeu que também podem ser aplicadas são proibir a participação da pessoa em concursos públicos e em licitações com o poder público.

Essas sanções já estão previstas no Código de Processo Civil, como uma forma de obrigar a quitação das dívidas.

Os ministros do STF fizeram a ressalva que as medidas só podem ser aplicadas se não afetarem direitos fundamentais, como o direito à saúde e à segurança.

Além disso, os magistrados decidiram que as medidas devem atender os princípios da proporcionalidade e razoabilidade, ou seja, não podem ser desequilibradas em relação à irregularidade cometida.

Quem usa a CNH para trabalhar, por exemplo, não teria o documento apreendido.

O único ministro que votou contra foi Edson Fachin, que entende que as medidas coercitivas só deveriam ser aplicadas no caso do devedor de alimentos.

 

Informações da Gazeta Brasil / Foto: Dorivan Marinho/SCO/STF

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos