Codesal apoia a SPMJ e Semur em ações de combate ao preconceito no Carnaval
Representantes da Secretaria Municipal de Reparação (Semur) e da Secretaria Muncipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) participaram da reunião operacional para o Carnaval 2023, promovida pela Defesa Civil de Salvador (Codesal), nesta quinta-feira (09/02), no auditório do órgão, quando foi apresentada a agenda daquelas pastas com o objetivo de conscientizar e sensibilizar os colaboradores da Codesal sobre questões ligadas a identidades de gênero e inclusão.
As secretárias Ivete Sacramento, da Semur, e Fernanda Lordêlo, da SPMJ, apresentaram as ações a serem desenvolvidas por suas pastas durante o Carnaval, trazendo orientações sobre como agir em casos de violações de direitos contra crianças, adolescentes e mulheres, racismo e preconceito de gênero, entre outros.
"É muito importante unir forças para que a Prefeitura de Salvador realize mais uma vez o melhor Carnaval do mundo. A SPMJ participou dessa formação com o intuito de sensibilizar a todos e todas sobre como agir diante de uma violação de direitos ou crime contra às mulheres, crianças e adolescentes. Ter a parceria da equipe da Codesal é de grande relevância”, destacou a secretária Fernanda Lordêlo.
A Semur mantém o Observatório da Discriminação Racial, da Violência Contra a Mulher e Homofobia instalado nos circuitos do Carnaval. A ação é realizada por meio da atuação de equipes de observadores ao longo do circuito, que fazem o registro e levantamento dos casos que ocorrem durante a festa. Os dados são avaliados e fazem parte de um relatório que auxilia a Semur a elaborar políticas públicas para combater o problema. Segundo a secretária, o observatório é hoje um dos trabalhos de maior visibilidade da Semur, dentro e fora de Salvador.
O diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, destacou "a importância do apoio colaborativo da Defesa Civil à articulação de políticas inclusivas da Semur e SPMJ na certeza de que têm na Codesal significativo aliado para fazer o enfrentamento de problemas relativos ao preconceito de gênero ou raça".
Operação Carnaval
As ações a serem coordenadas pela Defesa Civil na Operação Carnaval 2023, segundo o seu Plano de Contingência, foram apresentadas na reunião. O plano, atualizado anualmente, é uma ferramenta que direciona a atuação conjunta dos órgãos integrantes do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil (SMPDC) durante o megaevento que envolve um público estimado em dois milhões de pessoas nos dias de festa.
O objetivo é identificar as vulnerabilidades existentes nos circuitos, propondo e executando medidas para diminuir os riscos, com o objetivo de garantir a segurança dos foliões e possibilitar agilidade nas ações de resposta aos acidentes que possam ocorrer. Paralelamente, no período da festa, a Codesal reforçará seu plantão de 24 horas atendendo as demandas pelo telefone gratuito 199.
"O desenvolvimento a contento dessas ações depende da ação conjunta com os órgão parceiros do SMPDC. Manteremos equipes especializadas em locais estratégicos dos circuitos do Carnaval de modo a prestar atendimentos emergenciais que se façam necessários, monitorando as condições de segurança ao longo dos trajetos, inclusive nos bairros que terão programação oficial da festa", explicou o diretor geral da Codesal, Sosthenes Macedo.
Ultimas notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos