Vasectomia foi o tema do Programa Microfone Aberto desta quinta-feira (26)
Para muitos, o procedimento cirúrgico mais prático e seguro para os casais que buscam evitar gravidez indesejada, a vasectomia foi o tema do programa Microfone Aberto, da Rádio Massa FM, desta quinta-feira (26).
André Spínola conversou com o Dr. João Estrela, médico urologista, e aproveitou a oportunidade para tirar várias dúvidas sobre a vasectomia.
Na visão de Estrela, existe o que a gente chama de planejamento familiar que envolve planejamento financeiro de, vida, trabalho, e o sexo é presente na população culturalmente e eventualmente ocorre um deslize no risco de doenças sexualmente transmissíveis ou uma gravidez indesejada. “A vasectomia vem como um modo bem seguro e efetivo de prevenção. Em relação a todos os outros métodos anticoncepcionais, é um dos mais efetivos porque é uma barreira definitiva”, afirma o especialista, completando que “isso faz com que o homem
Estrela também explicou que a vasectomia não interrompe a produção dos espermatozoides e que o homem tem a capacidade até o fim da vida de produzir espermatozoides. “A vasectomia apenas interrompe o trajeto dele”.
O médico falou também sobre como funciona reversão da vasectomia, explicando que o procedimento precisa ser muito planejado. também tenha um papel na parte de contracepção e se planeje. Segundo João Estrela, a maior procura pela reversão do procedimento é normalmente homem que já teve um relacionamento jovem, teve os seus filhos, fez a vasectomia, e hoje com mais idade acaba tendo relacionamento com uma mulher mais nova. Normalmente é um pedido da mulher. “Não é uma procura tão grande. Normalmente as pessoas ficam satisfeitas e é uma exceção essa procura”, disse.
“A reversão de vasectomia é um procedimento que demora cerca de duas horas... Quando a gente tem que reverter a gente precisa primeiro: encontrar o lugar onde a gente cortou, depois a gente precisa fazer a aproximação desses ductos com o microscópio, pois a gente precisa ver por onde passa o espermatozoide o trajeto é da espessura de um fio de cabelo”, afirmou.
O urologista também alertou que Mesmo fazendo uma cirurgia perfeita, a taxa de reversão, após de 10 anos de vasectomizados, é de apenas 30%. “De 10 que faço a reversão após 10 anos apenas três vão ter sucesso”’.
Já sobre os cuidados após o procedimento, o entrevistado disse que as orientações do pós-operatório são para diminuir os riscos de algum tipo de complicação. “A vasectomia é um procedimento com baixa taxa de complicação e a maior parte delas está envolvida com inchaço e com hematomas, peno sangramento que acaba enchendo o saco. Evitar atividade sexual e atividade física e impacto no local é para diminuir o desconforto do paciente e evitar a dor”, concluiu.
Ultimas notícias
‘Rival’ chinês de Elon Musk tem 36 satélites, Starlink tem 7 mil
22/11/2024 10:00“O mundo inteiro olha para o Brasil assustado”, diz Éden sobre indiciamento de Bolsonaro por golpe
22/11/2024 09:00Polícia investiga fraudes de R$ 40 milhões contra o Banco do Brasil
22/11/2024 08:00Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos