Congressistas de esquerda dos EUA pedem que Biden revogue visto diplomático de Bolsonaro
Nesta quinta-feira (12), um grupo de 46 parlamentares democratas pediu ao governo do presidente Joe Biden a revogação do visto diplomático ou qualquer autorização que o ex-presidente, Jair Bolsonaro , tenha para estar em solo americano.
Em carta, os parlamentares também exigiram que o governo investigue qualquer ação que possa ter sido tomada nos Estados Unidos para ajudar ou coordenar o arrombamento de prédios dos três poderes ocorrido no último domingo (8).
“Não devemos permitir que Bolsonaro ou qualquer outro ex-funcionário brasileiro obtenha refúgio nos EUA para escapar da justiça por crimes que possam ter cometido” no Brasil, escreveram os congressistas na carta.
Os congressistas asseguraram em sua carta que o ex-presidente Bolsonaro entrou nos EUA com o visto A-1, que é concedido a diplomatas ou funcionários.
“Como você não é mais o presidente do Brasil ou atualmente exerce o cargo de funcionário público brasileiro, pedimos que reavalie sua situação no país para determinar se há base legal para sua permanência e revogue qualquer visto diplomático que possa ter ”, dizem os congressistas.
O governo dos EUA ainda não se pronunciou sobre qual status legal Bolsonaro mantém nos Estados Unidos.
No entanto, o porta-voz do Departamento de Estado, Ned Price, disse na segunda-feira que as pessoas que entram nos EUA com um visto A-1 têm 30 dias para deixar o país se não fizerem mais parte de um governo
“Se um titular de visto A não estiver mais envolvido em negócios oficiais em nome desse governo, cabe a esse titular de visto deixar os EUA ou solicitar uma mudança para outro status de imigração dentro de 30 dias”, disse Price aos repórteres.
Bolsonaro está na Flórida desde o dia 30 de dezembro.
Informações da Gazeta Brasil / Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Ultimas notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos