16 de Maio de 2024

“As imagens são impactantes”, diz advogados sobre situação dos presos no ginásio da PF do DF

Ainda repercutindo sobre os atos ocorridos no Planalto e no Supremo Tribunal Federal (STF) no último domingo (8), o programa Microfone Aberto da Rádio Massa FM, sob o comando de André Spínola, entrevistou nesta terça-feira (10) o advogado criminalista Dr. Wilibrando Albuquerque que marcou presença na Academia Nacional de Polícia Federal, em Brasília, onde os manifestantes presos estão custodiados.  

O advogado explica que muitos presentes no ginásio não participaram dos atos de violência, mas estão detidos pelo simples fato de estarem na frente do Quartel General (QG) e foram presos em flagrante pelo crime de abolição violenta do estado democrático de direito previsto no Artigo 359-L - Código Penal. “As imagens são impactantes. Eu estive lá hoje de madrugada, por volta de 4h da manhã, e realmente tinham idosos, realmente tinham crianças... Essas pessoas tiveram prioridades em suas triagens e foram liberadas. Todos aqueles idosos, todos com comorbidades e mulheres acompanhadas de crianças foram liberadas assim como as crianças. Ficaram adultos do sexo masculino e do sexo feminino, sem comorbidade, abaixo dos 60 anos e o que nos assusta enquanto advogado criminalista é que quase a totalidade dessas pessoas estão sendo custodiadas de forma coletiva”, esclareceu Albuquerque.

O Jurista, que auxiliam os custodiados, também explicou que aquelas pessoas que praticaram os atos de violência e depredação foram presas domingo. “Essas pessoas que foram levadas ontem para a Academia Nacional de Polícia Federal são as pessoas que em maior parte estavam na frente do quartel, do QG do Distrito Federal. A maior parte dela não participou daqueles atos de vandalismo”.

Um fato também comentado pelo advogado é que todos os presentes estão sendo atendidos da melhor forma possível e, diferente do que tem viralizado opor meio das redes sociais, não ocorreu nenhum óbito. “O hospital de campanha está oferecendo um atendimento de excelência, com SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Corpo de Bombeiros e médicos que foram destacados para oferecer esse atendimento. Agora existe aglomeração, mas existe um espaço muito grande, é muito ventilado, é muito aberto, agora são cidadãos de bem e que nunca passaram por isso”, disse o jurista.

Embora Flávio Dino, ministro da Justiça e Segurança Pública do governo Lula tenha divulgado que o total de presos seria 1500 pessoas, o advogado acredita que esse número seja bem superior. “Eu acredito que seja um quantitativo maior. As pessoas estão espalhadas pela academia, então elas transitam livremente e elas voltam ao ginásio para clamar a Deus, orar... Ontem eu chorei por seis vezes, no mínimo. As pessoas ajoelham cantar e começam a orar, clamar a Deus a cantar louvores. Em nenhum momento eu vi as pessoas entoando cantos golpistas. Muitos que eram liberados não queriam ir para os que ficaram não ficassem sozinhos”, afirmou.

Questionado por André Spínola se os presos têm recebido apoio da Ordem dos Advogados do Brasil ou de alguma entidade ligada ao Diretos Humanos, Wilibrando Albuquerque evitou comentar. “Hoje em 2023 e a gente viu isso ao longo de 2022, aquilo que a gente expressa pode se virar contra nós. Então eu posso ao final do dia ser preso pela minha livre expressão, pela minha manifestação na rádio. O que eu posso dizer é que a OAB se fez presente. A Polícia Federal, os policiais militares, a Força Nacional, eles estão efetuando o trabalho deles, mas estão efetuando falando que não estão prendendo vagabundo”, finalizou.

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos