03 de Julho de 2022

Terremoto mata ao menos mil pessoas no Afeganistão

Um terremoto de magnitude 6,1 atingiu o Afeganistão nesta quarta-feira (22) e deixou ao menos mil mortos e mais de 1.500 feridos, segundo autoridades da equipe de gerenciamento de desastres do país.

Os números tendem a aumentar à medida que informações chegam de aldeias remotas nas montanhas. Imagens na mídia local mostram casas reduzidas a escombros e corpos envoltos em cobertores no chão.

Helicópteros foram mobilizados para o resgate de feridos, dificultado pelas chuvas, e para o transporte de suprimentos médicos e alimentos, de acordo com um porta-voz do Ministério do Interior.

O tremor é o mais mortal no país desde 2002, quando dois terremotos na região montanhosa de Hindu Kush mataram, ao todo, 1.100 pessoas. O fenômeno desta quarta ocorreu a cerca de 44 km da cidade de Khost, no sudeste, perto da fronteira com o Paquistão, segundo o Serviço Geológico dos EUA.

A maioria das vítimas confirmadas até o momento está na província de Paktika, segundo o secretário de Informação e Cultura da região. Em Khost, ao menos 25 morreram e 90 foram levados ao hospital.

"Está chovendo, e as casas estão destruídas. Não há abrigo ou comida. Ainda temos pessoas presas entre os escombros. Precisamos de ajuda imediata", disse Mohammad Amin Huzaif. A representação do Escritório da ONU para Assuntos Humanitários em Cabul disse em nota que, apenas no distrito de Gayan, 1.800 casas foram danificadas seriamente, o que representa 70% das unidades habitacionais da região.

Haibatullah Akhundzada, o líder supremo do Talibã, ofereceu condolências às famílias. A organização de uma ampla operação de resgate deve ser um grande teste para o grupo extremista, que retomou o poder no país em agosto de 2021 e teve grande parte da assistência internacional cortada devido a sanções.

Soma-se ao desafio às autoridades afegãs as recentes inundações em muitas regiões, que de acordo com a agência de desastres do país deixaram 11 mortos, 50 feridos e bloqueios em trechos de rodovias.


Folhapress / Foto: Bakhtar News Agency via Reuters

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos