Terremoto mata ao menos mil pessoas no Afeganistão
Um terremoto de magnitude 6,1 atingiu o Afeganistão nesta quarta-feira (22) e deixou ao menos mil mortos e mais de 1.500 feridos, segundo autoridades da equipe de gerenciamento de desastres do país.
Os números tendem a aumentar à medida que informações chegam de aldeias remotas nas montanhas. Imagens na mídia local mostram casas reduzidas a escombros e corpos envoltos em cobertores no chão.
Helicópteros foram mobilizados para o resgate de feridos, dificultado pelas chuvas, e para o transporte de suprimentos médicos e alimentos, de acordo com um porta-voz do Ministério do Interior.
O tremor é o mais mortal no país desde 2002, quando dois terremotos na região montanhosa de Hindu Kush mataram, ao todo, 1.100 pessoas. O fenômeno desta quarta ocorreu a cerca de 44 km da cidade de Khost, no sudeste, perto da fronteira com o Paquistão, segundo o Serviço Geológico dos EUA.
A maioria das vítimas confirmadas até o momento está na província de Paktika, segundo o secretário de Informação e Cultura da região. Em Khost, ao menos 25 morreram e 90 foram levados ao hospital.
"Está chovendo, e as casas estão destruídas. Não há abrigo ou comida. Ainda temos pessoas presas entre os escombros. Precisamos de ajuda imediata", disse Mohammad Amin Huzaif. A representação do Escritório da ONU para Assuntos Humanitários em Cabul disse em nota que, apenas no distrito de Gayan, 1.800 casas foram danificadas seriamente, o que representa 70% das unidades habitacionais da região.
Haibatullah Akhundzada, o líder supremo do Talibã, ofereceu condolências às famílias. A organização de uma ampla operação de resgate deve ser um grande teste para o grupo extremista, que retomou o poder no país em agosto de 2021 e teve grande parte da assistência internacional cortada devido a sanções.
Soma-se ao desafio às autoridades afegãs as recentes inundações em muitas regiões, que de acordo com a agência de desastres do país deixaram 11 mortos, 50 feridos e bloqueios em trechos de rodovias.
Folhapress / Foto: Bakhtar News Agency via Reuters
Ultimas notícias
Prefeito de Pombal reafirma apoio a Jerônimo e compromisso com continuidade do projeto que transformou a Bahia
03/07/2022 14:07Mega Sena acumula e próximo concurso deve pagar R$ 55 milhões
03/07/2022 12:02Sarajane lota Praça Tereza Batista neste sábado (2)
03/07/2022 10:52Bruno Reis diz que 2 de Julho foi o maior dos últimos 20 anos: "Grande adesão das pessoas ao nosso projeto"
03/07/2022 09:44Ver todas as notícias