03 de Julho de 2022

França renova Legislativo com maioria de Macron ameaçada por aliança de esquerda

Menos de dois meses após ser reeleito com uma vitória sobre a ultradireita, Emmanuel Macron disputa a continuidade de seu projeto de governo com o outro extremo do semicírculo político, a ultraesquerda.

Dessa vez, a aliança arquitetada por Jean-Luc Mélenchon ameaça atrapalhar os planos do presidente francês de conquistar a maioria absoluta na Assembleia Nacional, passo crucial para implementar seus planos de reformas. A eleição legislativa acontece em dois turnos, neste domingo (12) e no próximo (19).

A Assembleia é formada por 577 deputados. Para uma coligação conseguir a maioria absoluta, é preciso vencer 289 cadeiras. É em torno desse número que o resultado da votação se tornou incerto. Se há cinco anos a aliança liderada pelo partido de Macron abocanhou 350 assentos, agora a ampla margem pode ser perdida para a união das siglas de esquerda, um novo elemento no cenário partidário francês.

O obstáculo que vem sendo imposto ao presidente foi anunciado pelo próprio Mélenchon poucos minutos após confirmada a reeleição, em 24 de abril. Em seu discurso, vislumbrou uma frente unida que fosse capaz de criar um "terceiro turno" e de transformá-lo em primeiro-ministro. Nos dias seguintes, liderou conversas com outros partidos e, no começo de maio, avisou que a aliança estava formada.

Batizada de Nupes (Nova União Popular Ecológica e Social), a chapa une, além da França Insubmissa, socialistas, comunistas e verdes, que, somados, receberam 30% dos votos no primeiro turno presidencial –em terceiro lugar, Mélenchon obteve 21,95%. De improvável, devido às divergências entre as siglas sobre pontos do programa comum e reprovações de alguns de seus políticos ilustres, a aliança passou a ser a segunda maior força desta campanha e tem chance de virar o maior bloco de oposição na Assembleia.

Michele Oliveira, Flhapress, Foto: Nicolas Tucat/AFP

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos