22 de Maio de 2022

Movimento Negro Unificado realiza em Recife (PE) o seu 19º congresso nacional

Com o lema  “Aquilombar é preciso: 522 anos de construção, crescimento e resistência pelo legado de  Dandara e Zumbi com a lança nas mãos”,  acontece em Recife, Pernambuco, o 19º congresso do Movimento Negro Unificado “Luiza Barros”. 

O encontro da maior entidade negra vai até domingo (15), e reúne mais de  300 delegados e delegadas de todos os estados do Brasil; convidados e aliados da luta antirracista.

Além de debater novas estratégias para o enfrentamento do combate ao racismo, um dos objetivos do congresso é ampliar a mobilização da militãncia; fortalecer a luta antirracista, contra todas as formas de discriminação, ampliar a relação do MNU com os movimentos sociais, tanto nacionais quanto internacionais;  atualizar o Plano de Lutas do MNU e eleger a nova Coordenação Nacional. 

Segundo Ieda Leal, coordenadora nacional do MNU Construído, o encontro está sendo organizado por meio do processo participativo e democrático, com metodologia  fundamentada no Estatuto, no Programa de Ação e na Carta de Princípios do MNU.

“Nosso congresso foi realizado um dia antes da falsa abolição, 13 de maio, reunidos em Pernambuco, na terra de Zumbi e Dandara, na luta antirracista, antifascismo, contra o machismo, e contra todas as violências que o povo negro vive. Nós vamos aqui nas diversas mãos, corpos, mentes e corações reunidos, e queremos dizer para o Brasil que o MNU com seus 44 anos [em julho] tem muito a contribuir com o desenvolvimento do nosso país. Nós queremos e vamos ocupar os nossos espaços na nossa sociedade, para isso é necessário construirmos um projeto de reparação. Precisamos dar o tom na luta contra o racismo”, afirma.

O congresso é em homenagem à Luiza Bairros, a primeira coordenadora nacional do MNU, uma das mais importantes militantes e pensadoras da luta antirracista no Brasil. E também 522 negros e negras (criança, adolescentes, jovens e adultos), cruelmente  assinados neste país que mantem em curso um projeto de genocídio contra a da população  negra.  

Foto: Divulgação

Whatsapp

Ultimas notícias

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos