Home
/
Notícias
/
Política
/
Prefeito Bruno Reis e o embaixador dos Emirados Árabes discutem investimentos para a capital baiana
Prefeito Bruno Reis e o embaixador dos Emirados Árabes discutem investimentos para a capital baiana
Por Redação
03/11/2025 às 08:30

Foto: Betto Jr./ Secom PMS
O prefeito de Salvador, Bruno Reis, recebeu em seu gabinete, na manhã deste domingo (2), o embaixador dos Emirados Árabes Unidos no Brasil, Sharif Al Suwaidi, e a chefe do Departamento de Assuntos Econômicos, Muna Al Falahi. Durante o encontro, as autoridades reforçaram os laços de cooperação e discutiram oportunidades de parceria e investimento na capital baiana. O embaixador demonstrou interesse em conhecer melhor o potencial econômico da cidade e em avaliar possibilidades de aplicação de recursos na capital.
Durante a reunião, o prefeito comentou sobre o potencial de Salvador e da Bahia para o desenvolvimento de novos negócios nas áreas de saúde, tecnologia, logística e produção de medicamentos. O embaixador, por sua vez, ressaltou que essas são áreas de interesse para empresas dos Emirados Árabes Unidos que buscam expandir parcerias em diferentes regiões do mundo. Em uma próxima visita à capital baiana, o embaixador deverá participar de um encontro com empresários locais, a ser articulado pela gestão municipal.
"Buscamos parceiros confiáveis. Nossa intenção é fortalecer laços de longo prazo, com negociações baseadas na transparência e na valorização mútua. Há interesse nesses encontros presenciais entre investidores e representantes brasileiros para avaliar oportunidades concretas de cooperação", comentou Suwaidi.
Outro ponto destacado pelo embaixador foi o interesse em investir no setor de turismo. Ele observou, no entanto, que a segurança é um fator decisivo para o crescimento da atividade, já que a confiança dos visitantes depende diretamente da sensação de proteção. O diplomata lembrou que os Emirados Árabes Unidos são referência mundial no uso de tecnologias avançadas de vigilância e monitoramento, com câmeras inteligentes e sistemas integrados de controle urbano.
O prefeito Bruno Reis se mostrou disposto em conhecer essas experiências. "Estamos finalizando o Plano Municipal de Segurança, que será apresentado à sociedade em breve e encaminhado à Câmara Municipal para se tornar lei. O plano prevê a ampliação do sistema de videomonitoramento da cidade, que hoje conta com 3.700 câmeras interligadas, e o fortalecimento das parcerias com órgãos de segurança estaduais e federais. Estamos abertos para uma cooperação técnica entre Salvador e os Emirados Árabes e minha equipe está à disposição para novas trocas de conhecimento e experiências", afirmou Bruno Reis.
Por fim, o gestor municipal reafirmou o interesse em aprofundar o diálogo com o embaixador e desenvolver projetos conjuntos nas áreas de segurança, turismo e inovação, para possíveis investimentos e promoção do desenvolvimento da capital baiana.
Relacionadas
CPI do Crime Organizado vai investigar expansão e infiltração das facções
03/11/2025 às 11:00
Por Redação
Gilmar Mendes defende ADPF das Favelas: ‘incursões armadas não resolvem o problema das facções’
03/11/2025 às 10:30
Por Redação
Jornal destaca que violência na Bahia vai dar dor de cabeça a Lula em 2026; Jerônimo sentirá efeito a reboque
03/11/2025 às 09:00
Por Redação



