Irã anuncia prisão de 200 líderes em protesto; país segue sem internet
Por Henrique
11/01/2026 às 09:48

O governo do Irã anunciou que prendeu cerca de 200 pessoas consideradas “líderes” dos protestos que tomam o país, em meio a uma ampla onda de manifestações antigovernamentais que já dura mais de duas semanas. A informação foi divulgada pelas autoridades iranianas, embora organizações independentes relatem milhares de prisões e dezenas de mortes desde o início dos protestos.
As mobilizações começaram no final de dezembro de 2025 como reação à grave crise econômica e à alta inflação, mas rapidamente se transformaram em protestos contra o regime teocrático e pedidos de mudança política.
Em resposta às manifestações, o governo impôs um apagão nacional de internet e telefonia, que já dura mais de 48 horas, dificultando a comunicação dentro do país e com o exterior. A organização de monitoramento NetBlocks relatou que os níveis de conectividade permanecem extremamente baixos desde o bloqueio de rede.
Além disso, relatos de grupos de direitos humanos e da imprensa internacional indicam que os confrontos entre manifestantes e forças de segurança já resultaram em dezenas de mortos e mais de 2 mil detidos, embora números variem conforme as fontes consideradas.
Fonte: UOL
Relacionadas
EUA bombardeiam posições do Estado Islâmico na Nigéria em retaliação à violência contra cristãos
26/12/2025 às 10:00
Por Redação
Carlson diz que Trump irá declarar guerra à Venezuela nesta quinta
18/12/2025 às 10:30
Por Redação



