Home

/

Notícias

/

Política

/

Marcelo Nilo ataca ex-aliados e diz que 'se Rui Costa não for preso não existe Justiça no Brasil'

Marcelo Nilo ataca ex-aliados e diz que 'se Rui Costa não for preso não existe Justiça no Brasil'

Por Henrique

13/01/2026 às 07:01

Atualizado em 13/01/2026 às 07:01

Imagem de Marcelo Nilo ataca ex-aliados e diz que 'se Rui Costa não for preso não existe Justiça no Brasil'

Foto: Divulgação

O ex-deputado federal e ex-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Marcelo Nilo (Republicanos), fez ataques contundentes contra seus ex-aliados do PT, ao mirar diretamente o ex-governador Rui Costa e o senador Jaques Wagner em entrevista à CBN Salvador.

Ao tratar do cenário eleitoral para o Senado, Nilo disse acreditar que há uma divisão clara no eleitorado e afirmou que sua candidatura poderia atravessar campos ideológicos distintos. “Se você é PT, vai votar em Jaques Wagner e em Rui dos Respiradores. Se você não é PT, vai votar em Marcelo Nilo e João Roma”, disparou.

Segundo ele, o racha interno no PT é mais profundo do que aparenta e envolve disputas pessoais e políticas entre Wagner e Rui. “Jaques Wagner jamais votaria em Rui dos Respiradores. Fatinha [Fátima Mendonça] votar em Rui dos Respiradores? Aline Peixoto votar em Jaques Wagner? Jamais. Claro que elas não vão votar em mim, mas vão pegar o cara do PSOL. Eu conheço eles como a palma da minha mão. Eles não se votam, eles se odeiam”, suscitou.

Nilo também ironizou o discurso de renovação defendido por Wagner, a quem acusou de incoerência. “Ele diz que tem que renovar, mas desde que ele seja candidato com 75 anos e Lula com 81. A renovação vale para os outros”, alfinetou.

Na avaliação do ex-presidente da Assembleia, o PT repete um padrão de descarte de aliados conforme a conveniência eleitoral. “Cortaram a cabeça de Lídice da Mata para botar Angelo Coronel. Agora estão cortando Coronel para botar Rui Costa”, disse, ao afirmar que Wagner age com pragmatismo extremo dentro do partido.

Apesar das críticas, Nilo afirmou acreditar que Wagner votaria nele para o Senado. “Eu gosto muito de Jaques Wagner e tenho certeza absoluta de que vou ter o voto dele. Ele não vota em Rui”, apostou.

O ataque mais duro, porém, foi reservado a Rui Costa e ao episódio da compra frustrada de respiradores durante a pandemia da Covid-19. Nilo classificou o caso como um escândalo sem precedentes. “Rui Costa comprou R$ 48,7 milhões em respiradores, pagou antecipado, sem garantia, e não foi entregue um único respirador. E o que é pior, ele comprou em uma empresa que nunca tinha entregue um respirador na vida. Era empresa que vendia medicamento à base da maconha”, afirmou, em referência à Hempcare.

Nilo ainda ironizou a justificativa apresentada por Rui à época. “Ele disse que comprou porque não sabia inglês. É como ir ao supermercado comprar uma Ferrari e descobrir depois que só vende farinha e arroz”, comparou.

O ex-deputado apontou que investigações apontaram desvio total dos recursos. “Polícia Federal disse em alto e bom som que houve desvio de recursos públicos para compra de carro de luxo, pagamento de cartão de crédito e mensalidade escolar”, declarou.

Para Nilo, o caso extrapola qualquer parâmetro conhecido de corrupção. “Eu já vi corrupção de 5%, de 10%, de 15%. Mas nunca ouvi falar em corrupção de 100%”, afirmou, antes de concluir com a frase mais dura da entrevista: “Se Rui Costa não for preso, não existe Justiça no Brasil.” 

Fonte: Blog do Vila

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.