Home

/

Notícias

/

Política

/

'Fácil falar de Brasília', 'Mega Sena para pagar empréstimos' e 'Acredito mais em Papai Noel': vereadores detonam Rui e Jerônimo

'Fácil falar de Brasília', 'Mega Sena para pagar empréstimos' e 'Acredito mais em Papai Noel': vereadores detonam Rui e Jerônimo

Por Redação

16/12/2025 às 08:30

Imagem de 'Fácil falar de Brasília', 'Mega Sena para pagar empréstimos' e 'Acredito mais em Papai Noel': vereadores detonam Rui e Jerônimo

Foto: Evilásio Júnior

As declarações do ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), que comparou as gestões de ACM Neto e Bruno Reis (União) na Prefeitura de Salvador com os governos petistas de Jaques Wagner, dele próprio e de Jerônimo Rodrigues na Bahia, provocaram reação dura de vereadores da capital. Em entrevistas ao Blog do Vila, parlamentares acusaram o PT de "viver de promessas, ignorar a realidade orçamentária dos municípios e falhar na entrega de obras e serviços essenciais".

Para o vereador Jorge Araújo (PP), a fala do ex-governador e pré-candidato ao Senado desconsidera diferenças fundamentais entre os cofres da Prefeitura e do governo estadual. Segundo ele, Salvador avançou mesmo sem apoio dos governos petistas.

“O orçamento da Prefeitura de Salvador é totalmente diferente do orçamento do Estado. Mesmo sem dinheiro do governo federal e do governo do Estado, a Prefeitura fez o Hospital Municipal, o Hospital do Homem, que virou referência, fez o Hospital Veterinário, o primeiro da Bahia, e agora vai sair a maternidade e o Hospital da Mulher”, afirmou.

O pepista também criticou o fato de Rui Costa comentar a gestão municipal a partir do Planalto Central. “Todo o respeito que eu tenho ao ministro, mas é muito fácil ele estar lá em Brasília, inclusive inaugurando obra de outros estados, enquanto o nosso está aqui. Cadê a ponte que ele prometeu? Nunca entregou. É só conversa fiada”, disparou.

O vereador ainda citou problemas estruturais na saúde estadual e afirmou que a fila da regulação é mal gerida. “O Tribunal de Contas do Estado já disse que a regulação é mal feita e ninguém resolve. As emergências dos hospitais do Estado estão todas fechadas. Hoje, no HGE, você só entra com regulação”, criticou.

Ao comentar a fala de Rui Costa de que o PT se preocupa com o povo e tem origem humilde, Jorge Araújo ironizou o discurso. “Todo mundo hoje é favela, mas ninguém trabalha por ela. É fácil sair do conforto de Brasília e dizer que vai fazer acontecer, mas na prática não faz”, disse.

Questionado sobre obras concluídas no governo Jerônimo Rodrigues, o vereador foi direto. “Não tem. Ninguém viu. Eu desafio o governador a mostrar uma obra que começou e terminou no governo dele”, afirmou.

Jorge Araújo também lançou um desafio público ao governador em relação a uma obra na estrada entre Tucano e Cipó. “Se o senhor fizer essa obra, eu vou lá inaugurar com o senhor, faço questão de filmar e dizer que foi o governador que fez”, provocou.

O parlamentar ainda criticou o volume de empréstimos contraídos pelo Estado. “O governo já fez 23 empréstimos, a um custo de R$ 27 bilhões. O cidadão baiano precisa saber: esse dinheiro vai para onde?”, questionou, ao citar novamente os gargalos da regulação e casos de pacientes que morrem à espera de atendimento.

Na mesma linha, o vereador Cezar Leite (PL) afirmou que o endividamento da Bahia compromete o futuro do Estado. “Para pagar esse empréstimo, Jerônimo vai ter que jogar na Mega da Virada. A Bahia está quebrada”, provocou.

Segundo ele, apesar do discurso oficial, o governo não teria capacidade real de endividamento. “Eles dizem que têm capacidade, mas não têm. Endividam o Estado e aumentam imposto para todo mundo pagar”, criticou.

Cezar também voltou a atacar a fila da regulação, ao citar a morte de uma paciente em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) enquanto aguardava transferência. “Como explicar para uma família que a pessoa morreu esperando na regulação, enquanto deputado do PT não espera fila em hospital privado?”, pontuou, em relação ao acidente sofrido recentemente pelo líder do governo na Assembleia, Rosemberg Pinto.

Já o vereador Alex Alemão (DC) ironizou as promessas do governo estadual ao comentar o momento político. “Eu acredito mais em Papai Noel do que nas promessas do governador Jerônimo Rodrigues”, afirmou.

Alex Alemão também criticou o projeto do VLT de Salvador. “Compraram dez trens com mais de dez anos de uso. Imagine comprar um carro hoje e só pegar daqui a dez anos. Não roda nem Uber”, ironizou.

Ao dirigir-se diretamente ao ministro da Casa Civil, o vereador foi ainda mais duro. “Abre o olho, ministro Rui Costa. Deixe de mentir. Eu conheço o seu trabalho e conheço o senhor há muito tempo. Na minha comunidade, que é a mesma sua, o senhor prometeu várias coisas e não fez nada”, concluiu.

Nesta segunda (15), durante vistoria às obras de macrodrenagem dos rios Jaguaribe e Mangabeira, no Bairro da Paz, o ministro criticou a administração municipal de Salvador, ao afirmar que, em 16 anos, a prefeitura não teria ampliado serviços essenciais.

 

Informações do Blog do Vila

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.