Home
/
Notícias
/
Política
/
Fabya Reis admite pré-candidatura a deputada estadual e 'celebra' possibilidade de Larissa Moraes ser vice de Jerônimo
Fabya Reis admite pré-candidatura a deputada estadual e 'celebra' possibilidade de Larissa Moraes ser vice de Jerônimo
Por Redação
06/01/2026 às 21:07
Atualizado em 06/01/2026 às 21:10

Foto: Evilásio Júnior
A secretária estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabya Reis (PT), admitiu ser pré-candidata a deputada estadual. A confirmação foi feita durante entrevista à CBN Salvador, ao ser questionada diretamente sobre a possibilidade de disputar uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia nas eleições de 2026.
“Eu tenho uma pré-candidatura definida pelo meu campo político, pelo conjunto de deputados estaduais e também pela militância do MST”, afirmou Fabya. Segundo ela, a construção do seu nome está inserida no campo da esquerda popular socialista e dialoga com a necessidade de ampliar a presença de mulheres na política institucional.
Fabya lembrou ainda sua participação recente na chapa majoritária liderada por Geraldo Júnior (MDB) na disputa pela Prefeitura de Salvador, quando foi candidata a vice-prefeita, como um fator determinante. “Isso nos posiciona na política e nesse cenário também de apresentar quadros femininos, de mulheres de esquerda, para que a gente possa participar da política”, disse.
Apesar de confirmar a pré-candidatura, a secretária ponderou que o processo ainda depende de ajustes internos no governo estadual. “Hoje eu estou secretária, liderada pelo governador Jerônimo. A gente ainda tem ajustes no governo para fazer, para conversar, mas a pré-candidatura está colocada pelo meu campo político”, declarou. Fabya foi enfática ao afirmar que não pretende recuar caso esse seja o entendimento final. “Eu não sou de recuar ao desafio”, reforçou.
Questionada sobre até quando permanecerá no comando da pasta, Fabya explicou que a definição depende de uma reorganização mais ampla da equipe do governo. “O governador ainda está fazendo os ajustes, porque são outros pré-candidatos e pré-candidatas sinalizados. Essa arrumação será anunciada em breve”, afirmou, ao citar a articulação conduzida pelo titular de Relações Institucionais, Adolpho Loyola, em diálogo com os partidos da base aliada.
A secretária também comentou a possibilidade de uma dobradinha eleitoral com o deputado federal Valmir Assunção (PT), seu marido, que é pré-candidato à reeleição. Segundo ela, o tema será tratado com maturidade política. “Valmir é muito experimentado na política. A gente precisa formular esse entendimento, ver áreas, regiões possíveis. Ele não dobrará somente comigo, assim como eu não dobraria apenas com ele”, explicou.
Fabya avaliou que esse tipo de composição exige diálogo e estratégia. “A complexidade é própria da política. Precisamos fazer as arrumações para tornar os projetos viáveis e com resultado eleitoral”, disse.
Larissa na vice de Jerônimo?
Ao comentar a possibilidade de a secretária estadual de Infraestrutura Hídrica e Saneamento do Estado, Larissa Moraes (MDB), ser indicada para a vaga de vice em uma eventual recomposição da chapa majoritária, Fabya adotou um discurso de valorização da participação feminina. “Nós temos sempre que celebrar quando uma mulher é citada, desde que essa mulher não tenha pensamentos antidemocráticos, elitistas ou racistas”, afirmou.
Para Fabya, a ampliação da presença das mulheres na política deve ir além das disputas proporcionais. “Precisamos incentivar mulheres como deputadas, mas também vislumbrar mulheres candidatas ao Senado, ao governo da Bahia e à Presidência da República. Esse é o cenário que queremos construir”, concluiu.
Fonte: Blog do Vila
Relacionadas
Sandro Filho revela bastidores de expulsão do MBL e descarta apoiar Renan Santos para presidente
06/01/2026 às 20:57
Por Redação



