22 de Maio de 2025

TJBA promove Feira "Conciliando Cidadania" nos dias 26 e 27 de maio; evento oferece serviços gratuitos à população

Com o objetivo de ampliar o acesso da população aos serviços do Judiciário, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) realiza, por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), a Feira "Conciliando Cidadania" com diversos serviços gratuitos para toda a população, nos dias 26 e 27 de maio, das 9h às 17h, no estacionamento do edifício-sede do TJBA, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. 

A Feira faz parte da programação da Semana de Conciliação TJBA, que acontece de 26 a 30 de maio, e tem como objetivo aproximar o Judiciário baiano da população. Para a Desembargadora Marielza Brandão Franco – Coordenadora do Nupemec –, "a Feira representa um momento de inclusão, cidadania e acolhimento. Levar serviços essenciais à população, de forma gratuita e acessível, reforça o compromisso do Judiciário baiano com a dignidade e os direitos fundamentais das pessoas".?  

Entre os serviços oferecidos, estão: atendimentos em saúde com vacinação; agendamento de consulta e exames; atendimentos em fisioterapia e nutrição; e ponto de orientação e agendamento da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba).?? 

Além disso, serão ofertados serviços jurídicos e exames de paternidade pelo Projeto "Pai Presente". Quem desejar realizar o teste de paternidade, deve entrar em contato via WhatsApp com o Programa Pai Presente, pelo número (71) 98167-4922. A abertura do procedimento será realizada por videoconferência; e o resultado estará disponível em até 45 dias úteis.?  

Na oportunidade, a população poderá acessar serviços de documentação e registros, entre eles: emissão de registro civil; consulta de CPF e CNPJ; e informação sobre Protesto e Recuperação de Crédito. Para emissão de carteira de identidade, a documentação necessária são os documentos pessoais e o comprovante de residência. Esse serviço é destinado somente para moradores de Salvador. O cidadão e a cidadã receberão o documento de identidade na residência cadastrada ou agendarão para retirá-lo no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) mais próximo.? 

Para quem desejar fazer o cadastramento no CadÚnico, deve ficar atento(a), pois o serviço será apenas para maiores de idade ou menores acompanhados por um responsável legal. Importa dizer que a documentação necessária são os documentos pessoais e o comprovante de endereço atualizado.?? 
O atendimento da Feira "Conciliando Cidadania" será feito por senhas distribuídas no local. 

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos