
Nova contenção de encosta traz mais segurança a 50 famílias em Canabrava
Por Redação
09/05/2025 às 14:00

Como parte da estratégia de prevenção aos desastres naturais em áreas de risco para deslizamentos de terra em Salvador, a Prefeitura entregou, nesta sexta-feira (9) mais uma contenção de encosta na cidade. Com investimento de R$1,5 milhão, a estrutura foi entregue pelo prefeito Bruno Reis na Rua Alameda 7, em Canabrava, proporcionando mais segurança para as famílias que vivem na localidade. A intervenção envolveu 720 metros quadrados de área em solo grampeado, além de sistema de drenagem.
“Mais uma contenção definitiva nessa região, que já sofreu no passado com deslizamentos. Essa obra vai atender cerca de 50 famílias que moram no entorno, trazendo mais tranquilidade. O trabalho de proteção de áreas de risco nos últimos anos tem feito a diferença. Graças a esses investimentos, por exemplo, passamos por oito dias de chuvas intensas em nossa cidade. Foram mais de 425 milímetros, e resistimos”, destacou Bruno Reis.
Segundo dados da Defesa Civil de Salvador (Codesal), o índice pluviométrico elevado superou a média histórica de maio, que é de 302 mm. O prefeito reforçou que a expectativa é que neste final de semana haja chuvas fracas e moderadas, com abertura de sol.
Na terça-feira (13), no entanto, a previsão é de chegada de uma nova frente fria para a cidade. “Vamos seguir trabalhando, tomando as providências, estando ao lado das comunidades para passar por mais um período, podendo lutar e evitar vítimas das chuvas”, acrescentou.
Proteção – Esta é a segunda contenção de encosta inaugurada pela gestão municipal apenas nesta semana. Na última quarta (7), mais de 40 famílias que vivem na Rua Roberto Dinamite, em Nova Sussuarana, foram beneficiadas pela iniciativa. Para o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, investimentos como esses têm feito Salvador se comportar como uma cidade cada vez mais resiliente, segura e adaptada.
“As mudanças climáticas são uma realidade e não algo a ser estudado para o futuro. É o que já acontece. E a Prefeitura vem se notabilizando na vanguarda, tendo uma estrutura de acompanhamento climático constante com o nosso Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme (Cemadec), além de proteger encostas com contenções definitivas e geomantas”, pontuou.
Foto: Valter Pontes/Secom PMS

Relacionadas
Obras da Ponte Salvador–Ilha de Itaparica começam em junho de 2026 e terão conjunto de intervenções
17/09/2025 às 17:00
Por Redação
Marta Rodrigues rebate tese de chapa 'puro sangue' e diz que PT da Bahia 'não tem medo de Tarcísio de Freitas'
17/09/2025 às 15:00
Por Redação
