26 de Maio de 2025

Selo Literário João Ubaldo Ribeiro prorroga inscrições para escritores de Salvador

Estão prorrogadas até 30 de maio as inscrições para o Selo Literário João Ubaldo Ribeiro - Ano V, que vai publicar obras de escritores soteropolitanos e/ou domiciliados em Salvador há pelo menos dois anos. O procedimento pode ser feito por meio do formulário disponível no site da Fundação Gregório de Mattos. 

A cada edição, são selecionadas obras literárias inéditas, nas categorias de conto, crônica, dramaturgia, literatura infantil, poesia, romance e literatura negra. Nesta última categoria, as produções podem ser de qualquer gênero literário, desde que tenham autores e autoras autodeclarados/as negro/as e que abordem temáticas centradas em questões raciais e afrodiaspóricas. Já o livro selecionado na categoria Literatura Infantil será publicado em Braille e fonte ampliada.

As obras integram uma coleção com tiragem de mil exemplares impressos - que são distribuídos para as bibliotecas públicas de Salvador -, além de uma versão digital. Os contemplados recebem ainda uma premiação no valor de R$ 10 mil. 

“A ampliação do prazo de inscrições vai possibilitar que os autores em processo de finalização do livro participem do edital. O Selo João Ubaldo Ribeiro é um dos projetos da política pública da Prefeitura de Salvador com foco no fomento ao livro e ao hábito da leitura, além da difusão de escritores e novos autores. Ele vem em três grandes vertentes: o fomento econômico, o criativo da literatura e o de leitores”, destaca a gerente de Bibliotecas e Promoção do Livro e Leitura da FGM, Jane Palma. 

Sobre o Selo

O Selo Literário João Ubaldo Ribeiro foi criado em 2015, com o objetivo de incentivar a produção literária baiana e homenagear o escritor que, com sua obra rica e diversificada, contribuiu significativamente para o enriquecimento do patrimônio cultural brasileiro. Ao longo de sua carreira, João Ubaldo Ribeiro conquistou diversos prêmios, entre eles o Prêmio Jabuti, com o livro “Vivo o Povo Brasileiro”.

Em consonância com a Política de Ações Afirmativas da FGM, será aplicada a reserva de vagas para autores/as autodeclarados negros (pretos e pardos), com a seleção e premiação de até dois autores e respectivas obras na categoria Literatura Negra; e nas demais categorias e gêneros, até uma obra de autor autodeclarado negro; uma obra de autor autodeclarado indígena e uma obra de autor autodeclarado PcD – Pessoa com Deficiência.

Mais informações estão no edital disponível no site da FGM. Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato através do e-mail [email protected].

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos