Forças da Segurança alcançam 91 líderes de facções em 2024
De acordo com a Seretaria de Segurança Pública (SSP-BA), 91 líderes de facções foram alcançados em 2024. Na última semana, três traficantes foragidos da Justiça foram encontrados nos estados de São Paulo e do Mato Grosso. Uma liderança do Ceará também foi localizada em território baiano.
Conforme a pasta, entre os capturados na semana, dois integravam o Baralho do Crime da Secretaria da Segurança Pública. O 9 de Copas do Baralho do Crime da SSP, Nailton Almeida dos Santos, foi encontrado na cidade paulista de Guarulhos. O criminoso lidera um bando com atividade na região da cidade de Candeias.
Também em SP, na cidade de Limeira, as Forças Estaduais e Federais encontraram o Valete de Espadas do Baralho, Joel Miranda Macêdo de Souza. Ele liderava uma facção que atua na cidade de Luís Eduardo Magalhães. Durante cumprimento de mandado, houve confronto, Joel acabou ferido e terminou falecendo.
"As Forças Estaduais e Federais nunca trabalharam integradas como neste ano de 2024, em todo o Brasil. O compartilhamento de informações é fundamental no êxito da missão de combater as facções. Seguiremos firmes", destacou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.
Cuiabá
Na capital do Mato Grosso, as FICCOs Bahia e MT deflagraram a Operação Nexus e prenderam o líder de uma facção com atuação nas cidades de Lauro de Freitas e Camaçari.
Dois mandados de busca e um de prisão contra o criminoso foram cumpridos. As investigações mostram que o traficante era responsável pelo envio de fuzis, pistolas, carregadores, munições e drogas para os comparsas na Bahia. Os materiais ilícitos eram negociados na Bolívia.
Completando a lista, um foragido da Justiça do Ceará, apontado como liderança de uma organização criminosa com atuação na região cearense do Cariri, acabou preso em uma operação das Polícias da Bahia e do CE.
Com três mandados de prisão, o traficante estava escondido no distrito de Barra Funda, zona rural de Curaçá. Com ele foram apreendidos cinco tabletes de cocaína.
Informações do jornal A Tarde / Foto: Divulgação
Ultimas notícias
Servidores endossam proposta da Fetrab: "O Estado precisa aumentar sua contribuição ao Planserv para 5%!"
16/07/2025 16:19Tarifaço de Trump: perfis com comportamento de 'robôs' turbinam reação da esquerda no X
16/07/2025 15:24Procuradoria Especial da Mulher da Alba participa da 1ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres de Cachoeira
16/07/2025 10:48Prefeitura de Ibirapitanga autoriza construção de nova UBS em Itamarati com investimento de R$ 1,7 milhão
16/07/2025 09:00Nikolas Ferreira protocola pedido de impeachment de Lula por crise diplomática com os EUA
16/07/2025 08:30Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos