Home

/

Notícias

/

Esporte

/

Zico rebate jornalista da Globo chamada de “nariguda” por BAP

Zico rebate jornalista da Globo chamada de “nariguda” por BAP

Por Redação

29/12/2025 às 08:30

Imagem de Zico rebate jornalista da Globo chamada de “nariguda” por BAP

Foto: Reprodução

Zico rebateu neste sábado (27) as críticas feitas pela jornalista Renata Mendonça à estrutura do Centro de Futebol Zico (CFZ), utilizado pelo Flamengo para os treinos do futebol feminino. O posicionamento do ídolo rubro-negro foi dado durante coletiva de imprensa após o Jogo das Estrelas.

Em outubro, a jornalista do Grupo Globo divulgou uma reportagem em vídeo apontando condições consideradas precárias para o trabalho das jogadoras do Flamengo, em comparação com a estrutura oferecida ao futebol masculino. O CFZ, que leva o nome do ex-camisa 10, é o local onde a equipe feminina realiza suas atividades.

Ao comentar o caso, Zico contestou pontos apresentados na matéria e afirmou que o centro de treinamento foi indevidamente associado às críticas feitas ao clube. Segundo ele, informações equivocadas acabaram prejudicando a imagem do CFZ.

“Falar do Flamengo acabou prejudicando o CFZ, que não tinha nada a ver com a história. Colocando algumas mentiras, que não foi da gestão do Bap que começou o futebol feminino no Flamengo, foi da gestão do Landim. Fizeram fotos e gravações montadas, e não sei quem fez isso. Como o clube é aberto, eu não posso tomar decisões mais fortes, senão tomaria. Uma imagem que surgiu de água preta, aquilo ali foi no Recreio dos Bandeirantes todo um dia. As pessoas precisam se informar”, disse Zico.

O ex-jogador também afirmou que a jornalista não conhecia a estrutura do local antes de fazer as críticas e defendeu que o CFZ não deveria ter sido incluído no debate.

“Ela (Renata Mendonça) nunca pisou lá no CFZ para conhecer a história do CFZ. Ela podia criticar o que ela acha, a questão do Flamengo, do futebol feminino, mas nunca deve colocar o CFZ, porque o CFZ não tem estrutura”, declarou.

As críticas à jornalista também foram reforçadas pelo presidente do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista, o BAP, durante a apresentação das finanças do clube, na última terça-feira (23). Na ocasião, ele questionou a postura da emissora em relação ao investimento no futebol feminino.

“Tem lá a nariguda da Globo que fica falando mal da gente e tudo mais, do futebol, que não estimula… dá vontade de falar: ‘filha, convence a sua empresa a colocar 10 milhões, 20 milhões por ano em direito de transmissão que a coisa fica melhor. Pau que dá em João tem que bater em Maria também’”, afirmou BAP.

Zico voltou a defender o histórico do CFZ e destacou que o espaço não foi projetado originalmente para funcionar como centro de treinamento profissional de clubes, mas sim como escola de futebol.

“O CFZ foi centro dos árbitros na Copa do Mundo. Foi centro esportivo nas Olimpíadas. Não fizemos um centro de futebol para receber clubes. A gente fez para escola de futebol, a estrutura é outra. Quando o Flamengo pediu, fizemos um esforço danado para atender. Todas as coisas que foram feitas lá tiveram o pedido do Flamengo”, explicou.

O ídolo rubro-negro afirmou ainda que se sentiu atingido pessoalmente pela reportagem e criticou a forma como o CFZ foi exposto.

“Se a pessoa vai lá, conversa e sabe o que está acontecendo, tudo bem. Agora, atacar uma escola de futebol que tem uma rodagem de quase 2 mil pessoas por dia, não se deve fazer. […] Procurei oferecer o que tínhamos de melhor. O campo tem medidas menores, mas é maravilhoso. Ninguém podia reclamar do campo. Ela denegriu a escola de futebol Zico 10. Isso ninguém apaga. Muita gente fica calada, mas ninguém foi falar com o CFZ. Por que ela fez aquilo?”, concluiu Zico.

 

Informações da Gazeta Brasil

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.