Vendas no mês da Black Friday devem subir 3% na Bahia, estima Fecomércio BA
Por Redação
17/11/2025 às 18:00

Foto: Divulgção
O mês de novembro, quando ocorrem as ofertas da Black Friday, deve registrar um aumento médio de 3% nas vendas do varejo físico, de acordo com projeções da Fecomércio BA. Para o cálculo, foram consideradas apenas as atividades que possuem alguma relação com o período. Caso a tendência se confirme, o resultado será muito positivo para o setor, uma vez que o crescimento ocorrerá sobre uma base forte: no ano passado, esse mesmo conjunto de setores apresentou um aumento médio de 5,7%.
“Embora a data específica do evento seja 28 de novembro, o varejo costuma divulgar e realizar promoções desde o final de outubro, buscando aproveitar ao máximo o potencial do mês. Um ponto importante é que a data coincide com o fim do prazo para o pagamento da primeira parcela do 13º salário. Como a Bahia conta atualmente com mais vínculos formais do que no ano passado, o volume financeiro disponível para as famílias será maior, elevando o potencial de consumo no período”, destaca o presidente do Sistema Comércio BA, Kelsor Fernandes.
Entre as atividades, os setores básicos de consumo devem se destacar, com farmácias e perfumarias apresentando crescimento estimado de 9,3%, e supermercados com alta anual de 4,7%.
“O setor mais associado à data, o de eletrodomésticos e eletrônicos, tende a registrar aumento de 2,9%. Apesar de muitos consumidores estarem migrando para as compras online, o varejo físico mantém estratégias competitivas de preços e oferece a vantagem de o consumidor poder verificar o produto no ato e levá-lo imediatamente para casa, excetuando itens maiores, como televisores e aparelhos de ar-condicionado, que geralmente são entregues por transportadoras”, esclarece o consultor econômico Guilherme Dietze.
Outra elevação esperada em novembro é no setor de vestuário, tecidos e calçados, com previsão de crescimento de 0,6%.
No sentido oposto, a Fecomércio BA estima que o setor de móveis e decoração apresente recuo de 6% nas vendas do mês, enquanto o grupo “outras atividades” — que inclui lojas de artigos esportivos, joalherias, petshops, entre outros — deve ter queda de 3,1%.
Dicas para os empresários:
É fundamental que as estratégias tenham sido planejadas com antecedência, considerando volume ofertado com desconto, seleção de itens, formas de pagamento e margens de lucro. O objetivo é evitar vendas sem retorno efetivo para o negócio. Vale lembrar que a Black Friday também fortalece o relacionamento com os consumidores para o Natal, sendo, portanto, um momento que exige atenção especial dos gestores.
Dicas para os consumidores:
É importante ficarem atentos às promoções online e verificar se conseguem condições ainda melhores nas lojas físicas. Além disso, é necessário redobrar os cuidados com golpes, que aumentam nesse período. Preços muito abaixo do padrão devem ser analisados com cautela, realizando sempre uma dupla verificação. Pesquisar em diferentes estabelecimentos também é essencial, já que a concorrência gera variações significativas no varejo.
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