Home

/

Notícias

/

Notícias

/

Primeira turma de Educação Física da Bahia festeja 50 anos

Primeira turma de Educação Física da Bahia festeja 50 anos

Por Redação

17/11/2025 às 13:54

Imagem de Primeira turma de Educação Física da Bahia festeja 50 anos

Com um churrasco/almoço no salão de festas do condomínio Tribeca – localizado no Manhattan Square Home e Office, na Avenida Paralela, em Patamares – no dia 22 de novembro, a primeira turma de Educação Física da Bahia, diplomada pela Universidade Católica do Salvador, estará comemorando 50 anos de formada.

Integrante do grupo e uma das organizadoras do evento, a professora Ana Maria Ferreira de Souza afirmou que este congraçamento “é uma maneira de reencontrar velhos amigos” e de “festejar um importante marco de uma turma pioneira, que acreditou no projeto da UCSal e do mestre Alcyr Ferraro, coordenador do curso, e de seus fieis escudeiros Newton Miranda e Fernando Chagas, o BC”.

É também o resultado do desejo do pessoal, que sempre se manteve unido durante todos esses anos,
"e que sempre acha um motivo para se reunir, comemorar, resenhar e matar saudades". 

Aninha lembrou que, na época, a ajuda do Governo do Estado foi de fundamental importância para que tudo desse certo, “ao ceder, através do secretário Bernardo Spector (Secretaria do Trabalho e Bem Estar Social) e do diretor Wilson Angelim (Vila Olímpica da Bahia), seus principais equipamentos – estádio da Fonte Nova, o ginásio de esportes Antônio Balbino e a piscina olímpica Juracy Magalhães – para os exames do vestibular e para a aplicação das aulas práticas durante o  curso”.

Ela ressaltou que até 1973, ano em que começou a funcionar o curso de Educação Física em Salvador, os profissionais da área, que pretendiam se qualificar, precisavam ir estudar em outros estados, em Pernambuco, no Nordeste, ou no eixo Rio/São Paulo, no Sudeste.

“Na ocasião, poucos professores, que trabalhavam na Bahia, tinham formação acadêmica. Ou eram militares transferidos para unidades em Salvador ou então baianos, que iam estudar em outros estados, em especial no Rio, na Escola Nacional de Educação Física do Exército, na Urca, e voltavam diplomados para cá”.

Confirmaram presença no almoço quatro professores da turma: Alcyr Ferraro, Newton Miranda, Jaime Saldanha e Georgeocohama Duclerc Archanjo.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.