Home

/

Notícias

/

Política

/

Prefeitura firma contrato para compra de 300 novos ônibus na maior aquisição de veículos da história de Salvador

Prefeitura firma contrato para compra de 300 novos ônibus na maior aquisição de veículos da história de Salvador

Por Redação

31/12/2025 às 10:30

Imagem de Prefeitura firma contrato para compra de 300 novos ônibus na maior aquisição de veículos da história de Salvador

Foto: Lucas Moura / Secom PMS

A Prefeitura de Salvador firmou, nesta segunda-feira (30), um contrato no valor de R$ 264 milhões com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a aquisição de 300 ônibus Proconve-P8 (Euro VI). A iniciativa representa a maior aquisição simultânea de ônibus da história da capital baiana e integra o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), na área de Mobilidade Urbana, dentro do subeixo Renovação de Frota para o Setor Público.

Os ônibus adquiridos seguem o mesmo padrão dos veículos atualmente em operação, com melhorias importantes para o conforto dos passageiros, como ar-condicionado mais potente e o retorno do letreiro traseiro, ampliando a informação e a visibilidade das linhas.

Além da quantidade histórica de veículos, o processo conduzido pela gestão municipal resultou no menor valor de compra de ônibus desse modelo em todo o país. Os recursos garantidos por meio do financiamento do BNDES serão pagos integralmente pelo Município de Salvador.

A operação de crédito foi negociada de forma conjunta pela Casa Civil da Prefeitura, pela Secretaria de Mobilidade (Semob), que será responsável pela gestão do contrato, e pelo BNDES. A previsão é de que os novos veículos sejam adquiridos e incorporados ao sistema de transporte público da capital baiana ao longo do ano de 2026.

De acordo com o secretário de Mobilidade, Pablo Souza, o contrato marca a renovação do transporte público da cidade. “São equipamentos novos, zero quilômetro, que vão atender a diversos bairros da cidade como Fazenda Coutos, Cosme de Farias, Engenho Velho, entre outros”, destacou.

O secretário também ressaltou o resultado obtido no processo licitatório. “São veículos modernos e menos poluentes, conseguimos o menor valor de compra de ônibus Euro VI do país, fruto de um trabalho sério e do compromisso com os recursos públicos”, afirmou Pablo Souza.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.