Salvador VLT

Home

/

Notícias

/

Política

/

Moraes determina a prisão de quatro condenados pelo 8 de janeiro

Moraes determina a prisão de quatro condenados pelo 8 de janeiro

Por Redação

09/09/2025 às 10:00

Imagem de Moraes determina a prisão de quatro condenados pelo 8 de janeiro

Foto: Rosinei Coutinho/STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a prisão de quatro pessoas condenadas por participação nos atos de 8 de janeiro de 2023, após as ações penais transitarem em julgado, ou seja, sem possibilidade de recurso.

Os alvos da decisão são:

  • Evandro Ericson Vieira de Medeiros – 2 anos e 5 meses de prisão;

  • Márcio Castro Rodrigues – 2 anos e 5 meses de prisão;

  • Jorgeleia Schmoeler – 14 anos de prisão;

  • Robson Victor de Souza – 14 anos de prisão.

De acordo com a decisão, Medeiros e Rodrigues foram presos no acampamento montado em frente ao Quartel-General do Exército, em Brasília, e foram condenados pelos crimes de incitação ao crime e associação criminosa.

Jorgeleia Schmoeler foi identificada em vídeos que mostram a invasão ao Congresso Nacional e ao STF. Nas imagens, ela aparece acompanhada de outra pessoa dizendo: “O Brasil é nosso, não é dos petralhas. Tá tudo invadido. Tá invadido. Tá tudo invadido” e ainda: “Gente, eu e a Jaque tá fazendo parte dessa história. Tamo ajudando a invadir os Três Poderes. Tá cheio. Bomba, tiro. Lá embaixo. Mas o Brasil é nosso”.

Robson Victor de Souza, por sua vez, foi filmado dentro do Palácio do Planalto durante a depredação.

Até o momento, mais de 600 pessoas foram condenadas pelo STF pelos atos de 8 de janeiro, com penas que variam de 2 a 17 anos de prisão, dependendo da participação de cada réu. Outros processos ainda aguardam julgamento.

 

Informações da Gazeta Brasil

ALBA
logo

Informação com imparcialidade

Siga

Política Bahia © Copyright 2025

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.