
Home
/
Notícias
/
Política
/
Osni defende PT 'raiz', descarta Niltinho e Salles no partido e admite chapa Wagner-Rui ao Senado
Osni defende PT 'raiz', descarta Niltinho e Salles no partido e admite chapa Wagner-Rui ao Senado
Por Redação
09/09/2025 às 16:00
Atualizado em 09/09/2025 às 16:58

Foto: Manu Dias / GOVBA
O secretário estadual de Desenvolvimento Rural e deputado estadual licenciado, Osni Cardoso (PT), defendeu que o partido deve priorizar candidaturas "raiz" na eleição de 2026 e evitar repetições de situações como as que envolveram os deputados Júnior Muniz e Euclides Fernandes na disputa passada.
Em entrevista à CBN Salvador, Osni lembrou que, à época, os dois parlamentares estavam no campo progressista — Muniz no PP e Euclides no PDT — e migraram para o PT. "Eles pediram para entrar no PT, nós aceitamos, mas o que prejudicou a gente não foi a presença deles dois. O problema é que, se tivéssemos saído sozinhos, teríamos feito duas vagas a mais. A federação acabou nos limitando", avaliou.
O petista também descartou que nomes que devem sair do Progressistas, como Niltinho e Eduardo Salles, ingressem no partido em 2026. "No 13, não, porque é um deslocamento muito rápido do PP para o 13. Tem que fazer uma transição. A turma da sigla precisa entender isso", afirmou.
Sobre a sucessão no Senado, Osni admitiu a possibilidade de uma chapa "sangue puro" com Jaques Wagner e Rui Costa, mas destacou que a decisão deve passar pelo senador Otto Alencar(PSD). "Eu acho que quem mais conversa sobre isso e vem conversando há muito tempo é Otto e Wagner. Confio muito nos dois. Já Angelo Coronelprecisa ter disciplina e esperar a orientação de Otto. A falta de disciplina atrapalha, porque às vezes se fala demais e não se fala no tempo certo", disse.
Questionado sobre os planos do ex-governador Rui Costa, hoje ministro da Casa Civil, Osni acredita em duas alternativas. "Ele quer muito o Senado, é merecedor, mas pode também disputar para deputado federal. Se tem uma coisa no PT é que a gente conversa, reclama, mas no final combina o jogo e vai para cima", afirmou.
Osni confirmou ainda que será candidato à reeleição para a Assembleia Legislativa da Bahia em 2026.
Informações do Blog do Vila

Relacionadas
Questionada sobre o Brasil, porta-voz diz que Trump pode usar poder militar para proteger liberdade de expressão
09/09/2025 às 19:30
Por Redação
Flávio Dino acompanha Moraes e vota pela condenação de Bolsonaro e outros réus no STF
09/09/2025 às 18:00
Por Redação
Robinho chama Jerônimo de 'fantoche' e 'tiquinho' de Rui, Wagner, Otto, Geddel e Carletto
09/09/2025 às 16:30
Por Redação
