Moraes autoriza exames médicos de Jair Bolsonaro na sede da Polícia Federal
Por Redação
14/12/2025 às 11:16

Foto: Redes Sociais
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a realizar exames médicos dentro da Superintendência da Polícia Federal (PF) no Distrito Federal, onde ele cumpre pena em regime fechado.
A decisão de Moraes, publicada neste sábado (13), atende a um pedido urgente apresentado pela defesa do ex-presidente na última quinta-feira (11).
O principal objetivo do pedido da defesa é permitir que o médico Bruno Luís Barbosa Cherulli realize ultrassonografias nas regiões inguinais (virilhas) direita e esquerda de Bolsonaro, utilizando um equipamento portátil de ultrassom.
A solicitação veio após o recebimento de um pedido médico específico e atualizado, subscrito pelo Dr. Claudio Birolini, que requisitou, “em caráter de urgência”, a realização dos exames para constatação de hérnia inguinal bilateral.
Os advogados argumentaram que a medida visa agilizar e “viabilizar a instrução pericial oficial, fornecendo elementos diagnósticos atualizados sem necessidade de deslocamento” do ex-presidente.
Bolsonaro está detido na Superintendência da PF em Brasília desde 22 de novembro. Inicialmente, ele cumpria prisão preventiva pelo caso da vigília e da tornozeleira eletrônica. Após o trânsito em julgado do processo sobre a trama golpista, em 25 de novembro, o ex-presidente passou a cumprir a sentença em regime fechado no local.
Anteriormente, a defesa já havia protocolado uma petição (em 9 de dezembro) solicitando autorização para que Bolsonaro realizasse procedimentos cirúrgicos no hospital DF Star, em Brasília, pedindo que ele permanecesse internado pelo “tempo necessário” para a recuperação.
Na primeira análise desse pedido, o ministro Alexandre de Moraes havia ressaltado que os exames médicos apresentados pela defesa “não são atuais, sendo que o mais recente foi realizado há 3 meses, sem que à época os médicos tenham indicado necessidade de imediata intervenção cirúrgica”.
Com a apresentação do novo pedido médico, atualizado e com indicativo de urgência, Moraes autorizou a realização dos exames diagnósticos dentro das dependências da PF. O ministro reiterou que, conforme já determinado em decisões anteriores, as visitas dos médicos de Bolsonaro não necessitam de prévia comunicação ao STF.
Informações da Gazeta Brasil
Relacionadas
Advogado de Trump minimiza retirada de sanções contra Moraes e esposa
13/12/2025 às 11:00
Por Redação



