
Home
/
Notícias
/
Política
/
Lula vai se reunir com Davi Alcolumbre após anúncio de aposentadoria de Barroso no STF
Lula vai se reunir com Davi Alcolumbre após anúncio de aposentadoria de Barroso no STF
Por Redação
10/10/2025 às 10:00

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem encontro marcado com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), nesta sexta-feira (9), em Brasília. A informação foi confirmada pelo líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP).
A reunião ocorre um dia após o ministro Luís Roberto Barroso anunciar sua aposentadoria do Supremo Tribunal Federal (STF). Apesar da coincidência das datas, o encontro entre Lula e Alcolumbre já estava agendado anteriormente, segundo interlocutores do Planalto.
Com a saída de Barroso, Lula terá a oportunidade de indicar seu terceiro nome para o STF. A escolha do novo ministro é prerrogativa do presidente da República, mas depende de aprovação do Senado Federal, após sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e votação no plenário.
Cabe justamente a Davi Alcolumbre, como presidente da CCJ, marcar as datas da sabatina e da votação. O senador também conduziu as sabatinas de Cristiano Zanin e Flávio Dino — as duas indicações feitas por Lula no atual mandato.
Barroso, de 67 anos, poderia permanecer na Corte até 2033, quando completaria 75 anos, idade da aposentadoria compulsória. No entanto, o ministro decidiu antecipar sua saída, afirmando que deseja “seguir novos rumos” e dedicar mais tempo à vida pessoal. Ele continuará no tribunal até a próxima semana para devolver pedidos de vista e concluir pendências.
Durante seus mais de 12 anos no STF, Barroso atuou em julgamentos de grande impacto e presidiu o tribunal entre setembro de 2023 e setembro de 2025.
De acordo com a Constituição Federal, o indicado ao Supremo deve ter entre 35 e 75 anos, possuir notável saber jurídico e reputação ilibada. Após a indicação formal de Lula, a CCJ sabatina o nome proposto. Caso seja aprovado pela maioria dos 27 membros da comissão, o indicado segue para votação em plenário, onde precisa obter pelo menos 41 votos favoráveis para assumir o cargo.
Informações da Gazeta Brasil

Relacionadas
Governo demite indicados de deputados que votaram contra MP do IOF
11/10/2025 às 17:00
Por Redação
"Queremos justiça tributária, justiça social e nós vamos lutar por isso", afirma Gleisi Hoffmann em visita à Bahia
11/10/2025 às 12:00
Por Redação
Ministério Público denuncia suspeita de compra de votos em Cravolândia nas eleições de 2024
10/10/2025 às 16:00
Por Redação
Mais Lidas
