Home
/
Notícias
/
Política
/
Lula celebra a retirada de Moraes da Lei Magnitsky: “A tua vitória é a vitória da democracia brasileira”
Lula celebra a retirada de Moraes da Lei Magnitsky: “A tua vitória é a vitória da democracia brasileira”
Por Redação
13/12/2025 às 09:20

Foto: Frame/ Canal GOV
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (12) que a decisão dos Estados Unidos de retirar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, da lista de sanções da Lei Magnitsky representa uma vitória da democracia brasileira.
“O Silvio Santos faria 95 anos [hoje] e o Alexandre de Moraes faz 57 amanhã. E eu transmito de presente para ele o reconhecimento de que não era justo um presidente de um outro país punir o ministro da Suprema Corte brasileira só porque estava cumprindo a Constituição brasileira”, disse Lula durante evento no SBT, na capital paulista.
O presidente destacou ainda que a decisão norte-americana é um passo importante, mas que ainda há outros casos a serem analisados. “E eu fiquei muito feliz com o fato e esse reconhecimento, mas ainda faltam mais pessoas [para serem retiradas da aplicação da lei] porque não é possível admitir que um presidente de um país possa punir com as leis dele autoridades de outro país que estão exercendo a democracia. Portanto, a tua vitória [Alexandre de Moraes] é a vitória da democracia brasileira”, acrescentou.
Lula também qualificou a medida como um “presente” dado por Donald Trump ao ministro, já que a retirada das sanções ocorreu um dia antes do aniversário de Moraes. “O ministro Alexandre de Moraes faz aniversário amanhã, e o presidente Trump lhe deu de presente o reconhecimento de que não era justo que um presidente de outro país punisse um ministro da Suprema Corte brasileira por estar cumprindo a Constituição”, afirmou.
Segundo o presidente, em conversa telefônica com Trump na semana passada, o líder americano questionou se a decisão seria positiva para Lula. “Ele me perguntou: ‘É bom para você?’ Eu respondi: ‘Não é bom para mim, é bom para o Brasil e para a democracia brasileira. Você não está tratando de amigo para amigo, mas de nação para nação. A Suprema Corte, para nós, é muito importante’”, relatou Lula.
Alexandre de Moraes também comentou a decisão. “A verdade prevaleceu. E nós podemos dizer com satisfação e com humildade, que foi uma tripla vitória. Primeiro a vitória do Judiciário brasileiro, que não se vergou a ameaças, a coações e não se vergará e continuou com imparcialidade, seriedade e coragem. Também é a vitória da soberania nacional. O presidente Lula, desde o primeiro momento, disse que o país não iria admitir qualquer invasão na soberania brasileira. E mais do que tudo isso, foi a vitória da democracia”, afirmou o ministro.
Informações da Gzeta Brasil
Relacionadas
Advogado de Trump minimiza retirada de sanções contra Moraes e esposa
13/12/2025 às 11:00
Por Redação
Lula retoma contato com ditador amigo em telefonema fora de agenda
12/12/2025 às 10:00
Por Redação



