
Home
/
Notícias
/
Política
/
Lula anuncia Guilherme Boulos como ministro da Secretaria-Geral da Presidência
Lula anuncia Guilherme Boulos como ministro da Secretaria-Geral da Presidência
Por Redação
21/10/2025 às 08:00

Foto: Ricardo Stuckert / PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta segunda-feira (20) o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) como o novo ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República. Ele vai substituir o ministro Márcio Macêdo no cargo. A nomeação de Boulos será publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (21).
Nas redes sociais, Boulos agradeceu ao presidente pelo convite. "Minha principal missão será ajudar a colocar o governo na rua, levando as realizações e ouvindo as demandas populares em todos os estados do Brasil", disse. O novo ministro também cumprimentou Macêdo por sua "atuação dedicada e o compromisso com os movimentos sociais ao longo destes quase 3 anos".
Lula se reuniu com Macêdo nesta tarde para acertar a mudança. Em nota, o governo informou que a ministra Gleisi Hoffmann (Secretaria de Relações Institucionais) e os ministro Rui Costa (Casa Civil) e Sidônio Palmeira (Secretaria de Comunicação Social) participaram do encontro.
Antes do anúncio, Boulos estava na primeira fila da cerimônia de lançamento do programa Reforma Casa Brasil, no Palácio do Planalto. A nomeação do deputado do PSOL para a Secretaria-Geral da Presidência faz parte da reorganização do Palácio do Planalto para as eleições de 2026.
Lula busca se reforçar a relação com os movimentos sociais. Boulos foi candidato à Prefeitura de São Paulo em 2024 com o apoio do petista. Além disso, o novo ministro é o líder mais conhecido do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST).
A inclusão de Boulos no ministério poderia ser uma estratégia de Lula para conter críticos dentro de sua própria base, incluindo alguns setores da esquerda que defendem um afastamento do governo.
"Minha grande escola de vida e de luta foi o movimento social brasileiro e levarei esse aprendizado agora ao Planalto. Presidente, sua confiança será honrada com muito trabalho!", disse o novo ministro.
O gabinete da Secretaria-Geral fica dentro do Palácio do Planalto. A pasta é responsável pela interlocução do governo com movimentos sociais. O PSOL já tem representação na Esplanada dos Ministérios com Sônia Guajajara, ministra dos Povos Indígenas.
Informações da Gazeta do Povo

Relacionadas
Presidente estadual da Rede, Marcelo Carvalho articula fortalecimento do partido para eleições de 2026
21/10/2025 às 15:00
Por Redação
Vereador Sandro Filho é proibido de fiscalizar nova rodoviária e convoca Jerônimo para visita
21/10/2025 às 13:49
Por Redação
Governo da Bahia reforça apoio ao empreendedorismo em evento em Feira de Santana
21/10/2025 às 10:00
Por Redação
Mais Lidas
